Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Deputado pede o parceiro em casamento durante sessão do Parlamento australiano

Compartilhe esta notícia:

O deputado Tim Wilson se emocionou ao fazer o pedido no Parlamento australiano. (Foto: Reprodução)

O Parlamento australiano foi palco nesta segunda-feira (04) de um pedido de casamento em uma sessão que debatia uma lei para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Durante os debates, o deputado Tim Wilson, de 37 anos, foi ao microfone e pediu a mão de seu parceiro, Ryan Bolger, que estava na tribuna e prontamente aceitou.

“Em meu primeiro discurso, defini nossa relação com a aliança que usamos em nossa mão esquerda”, disse o deputado, visivelmente emocionado. “Então faltava apenas uma coisa a fazer: Ryan Patrick Bolger, quer casar comigo?”. O noivo, que estava na tribuna do público, disse sim entre aplausos dos presentes. “Foi um ‘sim’ enfático”, declarou na sequência o presidente da Câmara, Rob Mitchell, que pediu que a resposta entre no registro taquigráfico da sessão.

O casal está junto há nove anos e os dois já usam aliança, mas a lei australiana não permite o casamento entre eles. O projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo deve ser aprovado sem problemas até o final do ano. A lei já foi confirmada pelo Senado com ampla maioria na semana passada e contra com o apoio dos dois principais partidos do país, o conservador Partido Liberal, de Wilson, e o Trabalhista, de centro-esquerda.

A maioria da população também defendeu a medida em uma consulta popular. “É um momento inclusivo de reconhecimento e respeito”, comentou o primeiro-ministro Malcolm Turnbull, quando os representantes começaram a debater o texto.

“Desculpas e atrasos”

Warren Entsch, um defensor de longo prazo da igualdade matrimonial dentro do governo conservador, ajudou a elaborar o projeto de lei e foi o primeiro a falar na Câmara na segunda-feira.

“O projeto de lei que o Senado aprovou é um projeto robusto. Toda uma série de proteções religiosas já estão em vigor. Nós nos certificamos de que removemos qualquer elemento de discriminação neste projeto, garantindo que as liberdades religiosas sejam protegidas”, disse Entsch, ao apresentar o projeto de lei.

O legislador acrescentou que as emendas relacionadas para reforçar as liberdades de discurso e direitos de educação podem ser debatidas em uma lei separada no próximo ano e não devem ser processadas para atrasar a reforma. “Os australianos estão cansados de desculpas e estão cansados de atrasos”, disse Entsch.

Uma pesquisa apontou que 62% dos entrevistados australianos defenderam que o casamento gay fosse legalizado. Quase 80% dos eleitores registrados da Austrália participaram da pesquisa durante dois meses. Embora a igualdade matrimonial possa se tornar lei esta semana, os locais de registro estaduais de casamento dizem que não teriam a documentação necessária para realizar casamentos até janeiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Dólar fecha em queda de mais de 2% nesta quarta-feira
O Congresso Nacional deve discutir nesta semana o casamento gay e o aborto
https://www.osul.com.br/deputado-pede-parceiro-em-casamento-durante-sessao-do-parlamento-australiano/ Deputado pede o parceiro em casamento durante sessão do Parlamento australiano 2017-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar