Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Deputado pede que STF impeça Maia de concorrer à presidência da Câmara

Compartilhe esta notícia:

Maia argumenta que não foi eleito para um mandato tradicional e, portanto, pode concorrer em 2017. (Foto: Reprodução)

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedir para que a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, proíba o atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) de concorrer à eleição da Casa, marcada para 2 de fevereiro. Figueiredo é candidato à presidência da Câmara.

De acordo com a assessoria de comunicação do PDT, a ação, em formato de mandado de segurança, foi impetrada no STF na noite desta quarta-feira (28).

O tribunal está em recesso. A ministra Cármen Lúcia está no plantão judicial e cabe a ela decidir sobre questões urgentes.

Mandato tampão

Maia foi eleito em 14 de julho para um mandato tampão, uma semana depois que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou ao cargo em uma tentativa de não ser cassado pelos colegas.

A questão que envolve sua candidatura trata sobre a interpretação do regimento interno da Câmara. Maia argumenta que não foi eleito para um mandato tradicional e, portanto, pode concorrer em 2017.

A questão já foi discutida na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, e o relator Rubens Pereira (PCdoB-MA) deu parecer favorável à candidatura do atual presidente. Seus adversários querem que o STF decida sobre o caso.

Em dezembro, o Solidariedade protocolou uma ação no STF também pedindo para que o Judiciário decida se Maia pode ou não ser candidato. A relatoria foi sorteada para o ministro Celso de Mello, que pediu informações às partes.

Por causa dos prazos e do recesso do Judiciário, não há tempo hábil para o ministro decidir antes da eleição da Câmara. Com este argumento, o deputado André Figueiredo entrou com o mandado de segurança e pediu para que a ministra de plantão decida sobre o caso com urgência.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Empreiteira Odebrecht criou “máquina de suborno”, afirma jornal britânic
Nos Estados Unidos, jovem é atacado por um gato ao ficar eufórico com presente de Natal
https://www.osul.com.br/deputado-pede-que-stf-impeca-maia-de-concorrer-a-presidencia-da-camara/ Deputado pede que STF impeça Maia de concorrer à presidência da Câmara 2016-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar