Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Deputado pede uma investigação contra o ministro da Saúde por suspeita em compra de remédios diante das suspeitas de prejuízos aos cofres públicos

Compartilhe esta notícia:

Solla diz que operação trouxe prejuízos aos cofres públicos. (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) entregou na Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação contra o ministro da Saúde, Ricardo Barros, baseado na compra de dois medicamentos produzidos pela farmacêutica Blau.

Na avaliação de Solla, a operação trouxe prejuízos para os cofres públicos e provocou um impacto negativo para produção nacional.

O Ministério da Saúde, por sua vez, sustenta que a compra era necessária, feita para garantir o abastecimento e reduzir custos. De acordo com a pasta, as duas transações tiveram o aval de órgãos de controle.

Os remédios são Alfapoetina, indicado para pacientes com doença renal e transplantados, e Ribavirina, para o tratamento da Hepatite C.  Ambos são produzidos pela Fiocruz, que até o fim do ano passado se encarregava pelo fornecimento. “Não faz sentido. Por que não incentivar a produção nacional?”, questionou o deputado.

A Ribavirina é produzida pela Fiocruz desde 2008. Pelo contrato em vigor até 2016, o valor unitário do medicamento era de R$ 0,17. Na compra acertada com a farmacêutica Blau, cada unidade sairá por R$ 5,19, contou Solla.

O Ministério da Saúde argumenta que a transação somente foi realizada porque a própria Fiocruz admitiu que não conseguiria cumprir com o contrato. Uma das remessas que deveria ter sido entregue em 2016, teve de ser postergada. O atraso foi provocado por problemas na aquisição de matéria-prima. A pasta informa ainda que a compra foi avaliada pela Corregedoria-Geral da União. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Caminhão cai no rio Urubucaru na BR 285 em Vitória das Missões e motorista está desaparecido
A direção do PT destinou 20 milhões de reais para a campanha eleitoral de Lula
https://www.osul.com.br/deputado-pede-uma-investigacao-contra-o-ministro-da-saude-por-suspeita-em-compra-de-remedio-diante-das-suspeitas-de-prejuizos-aos-sofres-publicos/ Deputado pede uma investigação contra o ministro da Saúde por suspeita em compra de remédios diante das suspeitas de prejuízos aos cofres públicos 2017-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar