Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Deputados estão se rebelando

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A direção nacional do PP tomou a decisão unilateral de reter as verbas do Fundo Partidário, permitindo que apenas seus senadores e deputados federais façam a distribuição para as campanhas de prefeitos e vereadores. Os deputados estaduais ficaram excluídos. Para o Rio Grande do Sul virão 6 milhões de reais. A partir de hoje, o protesto da bancada na Assembleia Legislativa crescerá.

HÁ MOTIVOS

O ajuste fiscal não interessa aos populistas. Querem provar que são sensíveis, altruístas, bacanas e generosos para conseguir aplausos e votos.

FACA E QUEIJO NA MÃO

Há 11 meses, quando era economista-chefe do Banco Itaú, Ilan Goldfajn deu a receita para sair da crise: limitar a despesa pública e fazer a reforma da Previdência para que o sistema sobreviva.

Como presidente do Banco Central, tem a chance de por as propostas em andamento.

CHANCE NÃO PODE SER PERDIDA

Na segunda quinzena de setembro, começará o debate sobre o orçamento estadual de 2017 na Assembleia Legislativa. Quem paga impostos precisa seguir o exemplo das corporações: pressionar pela aprovação de projetos de interesse.

A sociedade deve ainda perguntar: qual o tamanho de Estado que queremos ter? Qual o tamanho de Estado que podemos ter?

DEMOROU

Denúncias envolvendo o Vox Populi, surgidas ontem, mostram apenas a ponta do iceberg. Os resultados de pesquisa não costumam ser questionados. Ao mesmo tempo, conhece-se pouco sobre os institutos que fazem virar o voto.

MUDANÇA

Não deve demorar muito para que o Regime de Previdência Complementar dos novos servidores estaduais comece a vigorar. É aguardada a análise da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para aprovação do Plano de Benefícios. A partir disso, os que ingressarem poderão optar pelo novo regime. Quem não aderir receberá do Tesouro até o teto do regime geral, atualmente em torno de 5 mil e 100 reais. A gestão dos recursos estará a cargo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor do Estado, (RS-Prev), a exemplo de outros Estados.

SEM ECO

Não há sessão plenária na Assembleia Legislativa sem que deputados se revezem na tribuna, criticando a insegurança pública. A repercussão, porém, não é a mesma de anos atrás.

TRANSPARÊNCIA

Um aplicativo passará a dar acesso a dados e indicadores das finanças públicas estaduais. Incluirá gráficos com o detalhamento da folha de pagamento dos servidores, despesas com diárias, além de outras informações. A ferramenta está em fase de finalização na Secretaria da Fazenda em parceria com a Procergs.

RÁPIDAS

* Campanha em Porto Alegre começa com poucos ataques e menos propostas ainda.

* Iniciativa oportuna: foi lançada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular.

* Desde ontem, carros de som circulam com propaganda eleitoral. A competição é de decibéis.

* A cada começo de campanha, os candidatos se dividem: 1 por cento tem e os restantes 99 por cento precisam buscar.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Plano P (Previdência)
Quebra de sigilo bancário causa alvoroço na CPI da Funai/Incra
https://www.osul.com.br/deputados-estao-se-rebelando/ Deputados estão se rebelando 2016-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar