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Colunistas Deputados gaúchos identificam uma prioridade para 2016: as obras da BR-290

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Deputado federal Giovani Cherini (PDT) (Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

A importância estratégica da BR-290, que tem um papel fundamental na integração do Brasil com Argentina e Uruguai, mobilizou a bancada federal gaúcha no encontro realizado ontem em Porto Alegre. A reunião foi inspirada em solicitação do líder da bancada do PP na Assembleia gaúcha, Frederico Antunes. Coordenador da bancada federal gaúcha, Giovani Cherini (PDT) disse que a paralisação das obras de recuperação da BR-290 foi dissecada com a presença de representantes o DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Parlamentares farão pressão no Ministério dos Transportes

Os deputados Frederico Antunes e Giovani Cherini são as fontes destas informações. Mesmo diante do contingenciamento e dos cortes no orçamento, a única estratégia restante ficou definida ontem: em parceria com os deputados estaduais e representação do DNIT, os parlamentares discutiram sobre o aumento do fluxo dos caminhões de madeira provenientes da Celulose Riograndense pela rodovia e a proximidade do final do ano, quando é intensificada a presença de motoristas brasileiros e estrangeiros. Neste sentido, definiram um trabalho de pressão política para buscar recursos em Brasília para esta importante rodovia que liga Porto Alegre até a região de fronteira com Argentina e Uruguai. Segundo Giovani Cherini, as ações no Ministério dos Transportes terão o objetivo de alcançar os recursos do orçamento da União para 2016 e, por meio de pressão política, fazer com que as obras da BR-290 entrem como prioridade do governo federal.

Solidariedade do DNIT

Superintendente-geral do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva admitiu que as dificuldades orçamentárias do governo federal têm reflexos no DNIT, que deverá encerrar 2015 com R$ 3 bilhões a dever às empresas que trabalham em rodovias gaúchas. Por enquanto, o órgão federal está realizando uma operação “tapa-buracos” na rodovia. O superintendente ainda revelou que, das cinco obras de infraestrutura rodoviária prioritárias do governo federal, a BR-290 é a última.

Cleber Benvegnu vai bem, obrigado

Competente e com capacidade de transitar em todas as intrincadas áreas da comunicação social, convivendo com superegos, o secretário de Comunicação do governo, Cleber Benvegnu, tem conseguido sobreviver e, ainda assim, articular ações importantes na área da comunicação institucional, apesar dos constrangimentos que eventualmente a sinceridade de alguns membros do governo acabam provocando. O trânsito de Benvegnu entre os colegas da área de comunicação tem uma razão apenas: seu bom caráter. Assim, não depende dele pautar o que algumas autoridades, em momentos de descontração ou sinceridade dizem em público. É a minha opinião.

Então, ficamos assim

Pelo recado claro que o Ministério Público está dizendo, os deputados não podem manter servidores longe dos gabinetes sem controle de horário, nem exigirem parte dos salários destes servidores, detentores de cargos de confiança do Legislativo estadual. Adulteração do odômetro de veículos cadastrados pelos gabinetes, para fins de ressarcimento, utilizando a verba indenizatória, também não pode.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
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https://www.osul.com.br/deputados-gauchos-identificam-uma-prioridade-para-2016-as-obras-da-br-290/ Deputados gaúchos identificam uma prioridade para 2016: as obras da BR-290 2015-12-01
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