Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Deputados xingam um ao outro de “vagabundo” em comissão da Câmara

Compartilhe esta notícia:

Os deputados Arthur Maia (E) e Arlindo Chinaglia (D) discutiram em sessão da comissão da reforma da Previdência. (Fotos: Lucio Bernardo Junior e Leonardo Prado/Câmara dos Deputados)

A sessão da Comissão da reforma da Previdência Social, na Câmara, que contou nesta quinta-feira (30) com a participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, registrou momentos de tensão com deputados da oposição e da base governista trocando ofensas. Os deputados Arthur Maia (PPS-BA) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) trocaram xingamentos, chamando um ao outro de “vagabundo”.

Inicialmente, o relator da proposta de reforma da Previdência, Maia declarou que a reforma é uma necessidade do País, que isso foi reconhecido pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, mas que eles não tiveram coragem de fazê-la por “populismo.”

Quando tomou a palavra, Chinaglia afirmou que o Arthur Maia atacou o PT publicamente sem ter “autoridade política e moral”, pois, segundo ele, o relator da reforma deve recursos para a Previdência Social. Chinaglia afirmou ainda que Maia era “empresário caloteiro”.

Em resposta a Chinaglia, Maia disse: “Caloteiro é você, vagabundo”. Na sequência, Chinaglia afirmou: “Vagabundo é você, e safado é você.” O bate-boca continuou por mais alguns instantes.

A discussão foi apartada pelo presidente da Comissão, Carlos Marun (PMDB-MS). “Solicito que seja imediatamente recomposta a ordem. A sua palavra foi indevida e a resposta considero da mesma forma. Retiro das duas e considero como se isso não tivesse acontecido”, disse ele.

Em seguida, Arthur Maia negou ser devedor do INSS. “Não é justo que Vossa Excelência venha para cá me chamar de caloteiro, que eu não sou. Eu tenho uma empresa que tem uma dívida renegociada com o INSS e está adimplente. Peço desculpas se xinguei Vossa Excelência”, afirmou.

Para terminar a confusão, o presidente da Comissão decretou o fim do conflito. “Essa situação está solucionada, que reine a paz entre os homens e mulheres de boa vontade”, disse Marun, arrancando risos dos presentes.

Comissão da reforma

A Câmara instalou, no início de fevereiro, a comissão que analisa a proposta de reforma previdenciária apresentada pelo governo Temer. Entre outros pontos, o texto fixa a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres. O colegiado pode sugerir mudanças ou recomendar a aprovação no formato enviado pelo Palácio do Planalto.

(AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Banco Central registrou em junho um rombo de mais de 13 bilhões de reais no setor público
Criança é ferida com lâmina no pescoço, e escola não aciona socorro
https://www.osul.com.br/deputados-xingam-um-ao-outro-de-vagabundo-em-comissao-da-camara/ Deputados xingam um ao outro de “vagabundo” em comissão da Câmara 2017-03-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar