Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Desabafo tardio contra Dilma

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A Política se assemelha ao futebol: quando o time ganha, são muitos os elogios, foguetes e oba-oba. No empate, sempre há uma ou mais desculpas. Ao perder, surge avalanche de críticas. Foi o que aconteceu após a derrota de domingo.

Inúmeras lideranças do PT, em Porto Alegre, criticaram ontem duramente: faltaram à presidente Dilma Rousseff habilidade política, diálogo com aliados e adversários, iniciativas para impedir a queda do Produto Interno Bruto e o aumento da taxa de desemprego, além da inércia para conter o crescimento do custo de vida.

No fundo, ficou claro que lideranças do PT não quiseram contrariar Lula, o autor da escolha de sua sucessora. Só agora deixam clara a inconformidade.

O MUNDO DÁ VOLTAS

Na campanha ao governo do Estado, em 2014, o PT atacou de forma insistente a candidata Ana Amélia Lemos, até que caísse nas pesquisas eleitorais. Agora, a senadora está cotada para ser a relatora do processo de impeachment e os petistas tentam evitar, prevendo vingança.

DIFERENÇA

Na hipótese de Michel Temer assumir o poder, Eduardo Cunha não será seu vice. O artigo 79 da Constituição Federal diz que o presidente da Câmara poderá substituir, no caso de um impedimento, e não suceder.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Paulo Paim entrega os pontos antes da disputa no Senado. Discursou ontem, defendendo Proposta de Emenda Constitucional que possibilite eleições diretas para presidente e vice-presidente da República em outubro deste ano, junto com a escolha de prefeitos e vereadores. Não terá qualquer chance de aprovação. No entendimento da oposição, abriria a porta para o PT voltar.

O EXTERMINADOR

A previsão inicial era de que cinco dos 19 deputados federais do PDT votariam a favor do impeachment. Foram seis, contrariando a orientação do diretório nacional. Ontem, o presidente Carlos Lupi apressou-se em encaminhar a expulsão, incluindo Giovani Cherini. Pedetistas gaúchos estão inconformados e tentarão derrubar o dirigente que se arvora a sucessor de Leonel Brizola.

UM DEMOCRATA

Por iniciativa do vereador Reginaldo Pujol, o Legislativo de Porto Alegre homenageou ontem o Dia do Exército. Em seu pronunciamento na tribuna, o Comandante Militar do Sul, general Edson Leal Pujo, reafirmou sua vocação democrática. Entre outras figuras, destacou Otávio Rocha, engenheiro militar diplomado em 1901 pela Escola da Praia Vermelha. Como prefeito, de 1924 a 1928, modernizou Porto Alegre. O plenário da Câmara tem seu nome.

RÁPIDAS

* A temperatura no plenário da Assembleia, hoje à tarde, ficará alguns graus acima do que estiver sendo registrado na parte externa.

* Economistas alertam: nos últimos dois anos, o rombo, que estava próximo de 50 por cento do Produto Interno Bruto, atingiu 67 por cento.

* Eliseu Padilha, o principal articulador de Temer, chegou ontem a Porto Alegre.

* Ao final do julgamento do impeachment, será escolhido o Mister Personalismo do Congresso.

* A sigla mais famosa em Brasília, durante o ano eleitoral, é PNR (Pegue e Não Reclame). É a raspa de tacho nos orçamentos públicos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Ana Amélia, na Agricultura?
Plano de voo
https://www.osul.com.br/desabafo-tardio-contra-dilma/ Desabafo tardio contra Dilma 2016-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar