Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Desandou a base do governo

Compartilhe esta notícia:

Dilma teve nove dos atuais 81 senadores entre seus ministros (Foto: Banco de Dados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Três movimentos políticos ocorridos ontem em Brasília,sinalizaram para um fato cada vez mais consolidado: desandou a base de apoio do governo da presidente Dilma Rousseff, às vésperas da votação da mais dramática proposta: o relatório que decreta o término do seu mandato.

Pela ordem, a liberação da bancada do PMDB garantindo pelo menos 63 votos a favor do impeachment,e a posição das bancadas do PP e do PRB pró impeachment aumentaram a distância do governo para conseguir os votos necessários para barrar o processo na Câmara. O próprio presidente do Senado Renan Calheiros, já sinalizou que se o processo for aprovado pela Câmara, “senado de nenhum lugar do mundo consegue barrar”.

PDT gaúcho com Dilma Rousseff

Na bancada federal gaúcha,formada por 31 deputados,além dos integrantes do Partido dos Trabalhadores, apenas os deputados federais do PDT no Rio Grande do Sul deverão votar contra o impeachment. Assim, Pompeo de Matos, Afonso Motta, e provavelmente Giovani Cherini (ainda indefinido) ficam ao lado do governo federal, onde fizeram importantes indicações para cargos .

Diario Oficial na mira

Com base nos atos de nomeação publicadas nos últimos dias no Diario Oficial da União, a oposição ingressa na Justiça para anular a oferta de cargos que o governo federal vem fazendo na tentativa de barrar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Uma ação civil pública proposta pelo Solidariedade pede em antecipação de tutela, que seja barrada a oferta de cargos ao PDT, PP, PROS, e PTN.

Lava-Jato e calafrios

Em Brasília, a possibilidade de que a 29ª. Edição da Operação Lava Jato seja deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira, deixa muita gente de cabelo em pé.

O domingo decisivo

Por esta razão, o domingo promete ser decisivo para governo e oposição. A conclusão da votação do parecer sobre a admissibilidade do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados deverá ocorrer por volta das 21h do domingo segundo previsão baseada no regimento interno.

Novo abrigo para o dia seguinte

Talvez já pensando no dia seguinte, é que algumas lideranças do Partido dos Trabalhadores já estejam especulando uma alternativa de sobrevivência política, que será uma debandada rumo a outros partidos. Os rumos mais próximos seriam a Rede Sustentabilidade, ou o PSOL.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Delírio Democrático!
Costuma enxergar longe e não erra o alvo
https://www.osul.com.br/desandou-a-base-do-governo/ Desandou a base do governo 2016-04-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar