Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Desbaratada quadrilha suspeita de fraudar mais de 40 concursos públicos

Compartilhe esta notícia:

Promotor de Justiça Mauro Rockenbach. (Foto: MP-RS/Divulgação)

Seis pessoas foram presas preventivamente e uma teve prisão em flagrante decretada por porte ilegal de arma durante a Operação Cobertura, deflagrada nessa terça-feira pelo MP (Ministério Público) gaúcho. Durante o cumprimento dos 19 mandados de busca e apreensão – em Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Bento Gonçalves e Jacuizinho –, foram recolhidos celulares, computadores e documentos relativos a licitações em residências, nas prefeituras de Bento Gonçalves e Jacuizinho e nas sedes de empresas.

A operação apura fraudes em licitações para a realização de pelo menos 40 concursos públicos. Há indícios consistentes de irregularidades nas contratações para a aplicação das provas de certames nas câmaras de vereadores de Nova Hartz e Restinga Seca, bem como nas prefeituras de Formigueiro, Itapuca, Passa Sete, Bom Retiro do Sul, Bento Gonçalves e Jacuizinho.

Durante coletiva à imprensa, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen, destacou que, com a operação, o MP “dá mais uma demonstração da necessidade de a instituição tomar frente às investigações no combate à criminalidade organizada”.

Ações

“Comprovadas as fraudes, as promotorias de Justiça locais entrarão com ações para anular os concursos realizados pelas empresas criminosas”, disse o promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach. A vantagem percebida pela quadrilha era gerada pelo pagamento das inscrições. Segundo o promotor, investigações a respeito de algumas licitações também apontam para o beneficiamento de candidatos.

Investigações

No ano passado, a promotora de Justiça Vanessa Casarin Schütz percebeu que havia indícios da ocorrência de fraude em certames dos municípios de Jacuizinho e de Passa Sete. Chegou-se, a partir disso, ao grupo das seis empresas que estão envolvidas no caso. (MP-RS)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, faz a sua primeira aparição pública após intervenção militar
Milionária brasileira é assassinada pelo marido em Lisboa; ele se matou
https://www.osul.com.br/desbaratada-quadrilha-suspeita-de-fraudar-mais-de-40-concursos-publicos/ Desbaratada quadrilha suspeita de fraudar mais de 40 concursos públicos 2015-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar