Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde O consumo de analgésicos pode aumentar em até 58% o risco de ataque cardíaco

Compartilhe esta notícia:

Estudo mais recente sugere que o risco pode ser maior nos primeiros 30 dias de uso. (Foto: Reprodução)

Um novo estudo sugere uma ligação entre o consumo de altas doses de analgésicos anti-inflamatórios – como ibuprofeno – e ataques cardíacos. A pesquisa, publicada no British Medical Journal, baseia-se em um estudo anterior, que já havia identificado uma possível ligação no consumo desses medicamentos e riscos de doenças cardíacas.

Esse estudo mais recente sugere que o risco pode ser maior nos primeiros 30 dias de uso. Mas cientistas afirmam que são necessários mais testes para identificar o tamanho do risco e de que forma essa relação se dá. Nesse estudo, um time internacional de cientistas analisou dados de 446.763 pessoas para tentar entender a ocorrência de problemas cardíacos.

Os cientistas, contudo, focaram apenas em pessoas que consumiram anti-inflamatórios não esteroides (como ibuprofeno, aspirina, diclofenaco, celecoxibe e naproxeno) adquiridos com receita médica – e não em pessoas que compraram os analgésicos sem receita.

Ao se debruçar nos dados do Canadá, Finlândia e Reino Unido, pesquisadores identificaram o risco de ataque cardíaco já na primeira semana de consumo. O risco foi destacado ao longo do primeiro mês quando as pessoas estavam tomando doses altas – por exemplo, 1200 mg de ibuprofeno por dia. Mas cientistas admitem que há outros fatores que dificultam estabelecer com precisão de que forma se dá a relação direta de causa e efeito entre analgésicos e ataques cardíacos.

 

Pesquisadores independentes dizem que uma das principais armadilhas do estudo é que ele não especifica claramente qual é o risco absoluto – ou o risco básico de pessoas terem ataques cardíacos ao usarem os anti-inflamatórios não esteroides. Sem compreender o tamanho do risco, afirmam esses pesquisadores, é difícil avaliar o impacto de um possível aumento nas chances de se ter um ataque cardíaco.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Porto Alegre recebe campanha nacional de conscientização sobre doenças raras
Instituto Acessibilizar na abertura da 2a. Expotai, evento de Acessibilidsde e Inclusão
https://www.osul.com.br/descoberto-risco-de-ataque-cardiaco-com-o-uso-de-analgesicos-comuns/ O consumo de analgésicos pode aumentar em até 58% o risco de ataque cardíaco 2017-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar