Últimas Notícias > Notas Capital > Clínicas inaugura nova torre de elevadores

Desde o início da campanha de imunização contra a gripe, Porto Alegre já vacinou mais de 54% das pessoas que integram os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde

A campanha de vacinação segue nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde até o dia 1º de junho. (Foto: Cesar Lopes/ PMPA)

Porto Alegre vacinou, desde o início da campanha de imunização contra a gripe, 54,62% das pessoas que integram os grupos prioritários estabelecidos pelo MS (Ministério da Saúde). De acordo com o vacinômetro do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), 219.055 doses foram administradas nos grupos de risco (crianças de seis meses a menos de cinco anos, idosos, puérperas até 45 dias depois do parto, gestantes, indígenas e profissionais da saúde). Os dados, parciais, são desta quinta-feira, dia 17, e estão sujeitos a revisão.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de cada grupo. No total, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, 386.799 pessoas integram os grupos de risco. A campanha de vacinação segue nas unidades da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) até o dia 1º de junho. A prorrogação ou não do prazo depende de normativa do MS.

Como a rede pública da Secretaria Municipal de Saúde também vacina professores da rede básica e do ensino superior, pessoas com doenças pré-existentes (comorbidades), pessoas privadas de liberdade, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional, o número de doses da vacina feitas em Porto Alegre é maior, alcançando o número de 286.307.

Os gestores da Secretaria Municipal de Saúde alertam que a vacina é importante para diminuir o risco de complicações causadas pelos vírus da Influenza (H3N2, H1N1 e B), em especial nos grupos de risco. Como a vacina leva um período de até 15 dias para fazer o efeito desejado e passar a proteger a pessoa, a indicação é de que a imunização seja feita com a maior brevidade possível.

Todos os postos de atendimento da SMS atendem de segundas a sextas-feiras, até 1º de junho, com exceção do feriado, em 31 de maio. Nas unidades de saúde, o horário é das 8h às 17h. No Centro de Saúde Modelo e na Unidade de Saúde São Carlos, o horário de atendimento é das 8h às 22h e, na Clínica da Família da Restinga, das 8h às 20h.

Deixe seu comentário: