Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Conheça dez frases de Donald Trump que poderiam provocar novos conflitos aos EUA se ele for eleito presidente

Compartilhe esta notícia:

Donald Trump (Foto: Charlie Neibergall/AP)

O magnata Donald Trump deverá ser um dos chamarizes para a disputa no Partido Republicano pela vaga de postulante à Casa Branca. Mais pela falta de papas na língua do empresário que por suas chances de ser o candidato do partido.

Sua fortuna de 9 bilhões de dólares (27,9 bilhões de reais) seria capaz de financiar nove campanhas iguais a de seu colega de partido Mitt Romney em 2012, o que poderia dispensar os republicanos de fazer diversos eventos de arrecadação.

Mas o apresentador da versão norte-americana do programa “O Aprendiz”, não tem o apoio dos delegados republicanos, concentrados entre os favoritos Jeb Bush, Ted Cruz e Marco Rubio.

Algumas frases soltas em seu anúncio de candidatura, com declarações polêmicas, foram capazes de provocar indignação de países aliados dos EUA. Veja os exemplos abaixo:

1) Los hermanos mexicanos

Na terça-feira (16), Trump sugeriu que o México deveria pagar por uma muralha que o separe dos EUA e evite a imigração ilegal, um discurso bem sintonizado com a intenção dos republicanos de atrair o eleitorado latino. “Quando o México manda seu povo [aos EUA], mandam pessoas que têm um monte de problemas e trazem estes problemas para nós. Eles trazem as drogas, trazem o crime, são estupradores. E alguns deles, eu confesso, são boas pessoas.”

A frase provocou protestos do governo do vizinho do Sul. O secretário de governo mexicano, Miguel Ángel Osorio Chong, disse que as declarações são preconceituosas e absurdas e têm mais a intenção de atrair a imprensa que de mostrar um projeto.

2) Mão de ferro contra a China

No mesmo discurso, criticou a China, um dos principais mercados dos norte-americanos, por “roubar empregos dos americanos” e defendeu que sejam aplicadas sanções ao país, como uma forma de minar a influência de Pequim nos Estados Unidos.

“É tempo de sermos mais duros com os chineses devido à manipulação de sua moeda e à espionagem. A China será taxada por cada mau passo, e se eles continuarem vamos taxá-los ainda mais”, declarou.

Em resposta nesta quarta (17), a Chancelaria chinesa disse que os países têm uma relação de troca. “É uma situação em que ambos ganham. A relação comercial realmente deu aos dois lados grandes benefícios.”

3) #ryca

Como dito anteriormente, a fortuna de Trump poderia financiar nove campanhas como a feita pelo republicano Mitt Romney em 2012, quando foi derrotado pelo presidente democrata Barack Obama.

E o magnata não se fez de rogado: “Estou usando meu próprio dinheiro [na campanha]. Sou realmente rico”. Ele disse ainda que sua fortuna é um exemplo de que ele é capaz de assumir a Casa Branca.

4) O petróleo é nosso 1

Ao comentar sobre a intervenção militar da Otan na Líbia em 2011, durante a revolta que levou à queda do ditador Muamar Kadafi, Trump disse: “Só estou interessado na Líbia se nós ficarmos com o petróleo. Se não, não tenho interesse”.

5) O petróleo é nosso 2

Em seminário da União Conservadora Americana, em 2013, principal associação ligada ao Partido Republicano, ele disse que o Iraque deveria ceder o petróleo aos Estados Unidos devido à invasão ao país, iniciada em 2003.

“Funcionários de alto nível do governo me contaram que, antes da invasão do Iraque, os EUA estavam indo ao país atrás de petróleo. O problema é que o país não conseguiu petróleo algum. Qual é a solução? Devemos capturar a reserva de petróleo deles e recuperar nossos gastos.”

6) O fim do Estado Islâmico 1

Em entrevista ao jornalista Bill O’Reilly, do canal conservador Fox News, horas após anunciar sua candidatura, ele disse ter um plano infalível para derrotar a milícia: tirar todo o seu petróleo e, obviamente, entregá-lo aos EUA.

“Eu digo que temos que derrotar o EI tirando sua riqueza. Retiremos todo o seu petróleo. Assim que alguém for lá e recolher todo aquele petróleo, eles não terão mais nada. Você os bombardeia até mandá-los ao inferno, cerca-os e então você entra. E deixe que entrem lá a Mobil e nossas grandes empresas de petróleo.”

7) O fim do Estado Islâmico 2

Para Trump, o ditador Saddam Hussein, deposto pelos Estados Unidos em 2003, daria cabo da milícia radical que domina a Síria e o Iraque há mais de um ano de forma rápida. “Ele os mataria em dois segundos. E, francamente, nós estaríamos bem melhor agora com ele que com a situação que temos agora.”

8) Terrorista bom é terrorista morto

No dia do atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo, ele declarou: “Se as pessoas que foram mortas em Paris (França) tivessem armas, pelo menos eles teriam uma chance de lutar. Não é interessante que esta tragédia tenha ocorrido em um país com uma das leis de armas mais duras do mundo? Lembrem-se: onde ter armas é um delito, só os delinquentes as possuem.”

9) Casamento gay = golf??? 

O magnata quis comparar o matrimônio homossexual com um novo tipo de tacos usados pelos jogadores de golfe mais novos. “É como no golf. Muitas pessoas estão começando a usar estes tacos maiores, que são pouco atrativos. É estranho. Você vê grandes jogadores com esses tacos enormes porque eles não conseguem mais tirar uma bola da terra com um taco comum. E eu odeio isso. Sou um tradicionalista. Tenho vários amigos fabulosos que vieram a ser gays, mas sou um tradicionalista.”

10) Obama queniano

O empresário foi uma das figuras públicas norte-americanas a aderir ao boato que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seria queniano, como seu pai. A acusação foi feita em entrevista à Fox News em 2011, um ano antes da reeleição do democrata.  (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump entrega comida e abraça crianças em abrigo de emergência no Texas. “Foi lindo”, disse ele.
Delator disse que o governador do Paraná, Beto Richa, reclamou do baixo valor de propina para a sua campanha
https://www.osul.com.br/dez-frases-de-donald-trump-que-poderiam-provocar-novos-conflitos-aos-eua-se-ele-for-eleito-presidente/ Conheça dez frases de Donald Trump que poderiam provocar novos conflitos aos EUA se ele for eleito presidente 2015-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar