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Acontece O Dia das Mães vai impulsionar as vendas do varejo gaúcho em maio

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O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, lembra que o Dia das Mães é um impulsionador das vendas em maio, que se caracteriza como o melhor mês do primeiro semestre para a comercialização de produtos. (Foto: banco de dados/O Sul)

A celebração do Dia das Mães em 13 de maio traz uma perspectiva otimista para o varejo gaúcho. Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Economia da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, o crescimento médio das vendas do comércio em maio de 2018 deve ser cerca de 9% superior ao mesmo mês de 2017. Além disso, na comparação com abril deste ano, o incremento deve ser na casa dos 5%.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, lembra que o Dia das Mães é um impulsionador das vendas em maio, que se caracteriza como o melhor mês do primeiro semestre para a comercialização de produtos. “Com a retomada da economia e a melhora das condições para que os filhos possam presentear suas mães nesse ano, a FCDL-RS trabalha com uma previsão de que artigos de vestuário e calçados tenham suas vendas incrementadas em 22% diante de abril; móveis e eletrodomésticos tendem a crescer 16%; artigos pessoais e utilidades domésticas, 16%; artigos farmacêuticos, que inclui perfumaria, 6%; e produtos de informática, 5%”, destaca Vitor Augusto Koch.

Para consolidar a perspectiva de crescimento, o presidente da FCDL-RS aponta fatores importantes, como a recuperação do índice de empregabilidade no Rio Grande do Sul, que gerou 43 mil novos postos de trabalho formais nos primeiros meses de 2018, os bons preços da safra agrícola, que vão gerar renda superior ao agronegócio e a queda da Selic, que leva as pessoas com hábitos mais poupadores a investir na aquisição de bens duráveis .Diante disso, o ticket médio esperado na aquisição de presentes tende a ficar na faixa de R$ 120,00 para compras feitas pelos adultos e R$ 38,00 para as crianças que irão presentear suas mães.

Os maridos e filhos adultos tendem a concentrar suas compras em artigos de vestuário, calçados e produtos de uso doméstico, enquanto as crianças normalmente optam por produtos de perfumaria e cosméticos para as mamães.

No que se refere aos meios de pagamento, a FCDL-RS recomenda que os lojistas trabalhem com promoções que viabilizem uma quantidade maior de pagamentos à vista pelo consumidor. Outra alternativa é alavancar o crediário próprio das lojas, fugindo dos juros abusivos dos cartões de crédito e cheque especial. Também é fundamental que os lojistas consultem o SPC na hora de conceder o crédito para o consumidor. “É importante lembrar que vitrines tematizadas e promoções especiais são atrativos que podem influenciar de forma decisiva na compra. O consumidor médio está mais conservador do que em anos anteriores, fazendo com que a escolha do presente se concentre mais no preço do que na marca”, ressalta Vitor Augusto Koch.

Além disso, por ser uma data de cunho emocional muito forte, o Dia das Mães costuma viabilizar que os filhos busquem adquirir presentes que sejam duradouros e tenham grande valor sentimental. Nesse patamar, estão artigos como joias personalizadas, perfumes e roupas.

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