Últimas Notícias > Colunistas > Assuma o seu direito de escolha

Dia do Planeta Terra! Você cuida do seu lar?

(Foto: Pixabay)

Este é o 49º ano em que a população comemora o Dia do Planeta Terra, que é celebrado desde 1970 no dia 22 de abril, quando o senador americano Gaylord Nelson criou a data. Desde a nomenclatura, foram criadas cerca de 40 novas legislações ambientais, com a finalidade de reduzir os impactos das ações humanas no ecossistema.
Apesar do grande número de leis, o novo relatório da ONU Meio Ambiente demonstra que a sociedade se faz incapaz de implementar e cumprir respectivas leis. Como o próprio relator especial da ONU sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente, David Boyd, afirma: “A menos que o Estado de Direito Ambiental seja fortalecido, leis aparentemente rigorosas estão fadadas a falhar e o direito humano fundamental a um meio ambiente saudável não será usufruído”.
No Brasil, por exemplo, a utilização de canudos, copos, sacolas e demais embalagens plásticas é banida por lei em alguns estados. A regra vale para bares e restaurantes, que estão em período de adaptação, bem como a população, que precisa aprender a se reeducar para, assim, adotar práticas sustentáveis.
Mas, falando em reeducação, quais hábitos do cotidiano podem ser modificados para melhorar e garantir a qualidade de vida no planeta terra? Sabe aquelas atividades ensinadas aos estudantes do primário? Apague a luz, desligue a torneira, economize água? Bom, é exatamente este caminhos que precisamos seguir.

  • Economize luz: mantenha luzes apagadas, aproveite a luz natural e energia solar!
  • Vá a pé. Utilize menos o carro como forma de transporte. Ou, também, utilize transporte público e, até mesmo, bicicletas. Isso reduz exponencialmente a produção de gazes responsáveis pelo efeito estufa.
  • Reduza o consumo de itens plásticos. Copos, pratos, canudos descartáveis.. para quê?!
  • Recicle e separe o lixo por orgânico, seco e de banheiro.
  • Vá de escada! Evite elevadores. Além de economizar luz, você estará realizando um exercício físico.
  • Tome banhos rápidos. De preferência, desligue a água enquanto está se enxaguando.

O plástico é o maior vilão do meio ambiente, mas ele só existe e continua sendo utilizado se o ser humano permitir. Todas as dicas acima são adequáveis ao cotidiano de qualquer um. De ação por ação e prática por prática, a população garante que o Dia do Planeta Terra se repita, com qualidade, por muitas gerações.

Deixe seu comentário: