Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dilma anuncia criação de órgão para fiscalizar o futebol brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Para a presidenta Dilma Rousseff, criação do órgão marca início da maior reforma do futebol. (Foto: Ed Ferreira/AE)

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nessa terça-feira a criação da Autoridade Pública de Governança do Futebol que, segundo ela, será responsável por fiscalizar o esporte no País. Ela anunciou a criação do órgão em meio à cerimônia de assinatura de contratos de patrocínio entre a Caixa Econômica Federal e dez clubes de futebol, no valor de 83 milhões de reais.

Segundo o secretário de Futebol do Ministério do Esporte, Rogério Haman, o papel principal da autoridade será fiscalizar o cumprimento, pelos clubes, das contrapartidas previstas na MP (medida provisória) do Futebol, aprovada pelo Congresso em 2015 e sancionada por Dilma, o que permitiu aos clubes buscar o refinanciamento de dívidas com o governo federal, estimadas em 5 bilhões de reais.

A medida estabeleceu a criação do Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro). Para aderir ao programa, cada time interessado em renegociar sua dívida tem de cumprir exigências de responsabilidade fiscal, caso contrário, estarão sujeitos a punições.

“A autoridade contará com a participação paritária de atletas, dirigentes, treinadores, árbitros e será a instância fiscalizadora do Profut, garantindo a efetiva modernização da gestão dos clubes de futebol”, disse Dilma. “Assim, acompanharemos com interesse, rigor e transparência as contrapartidas assumidas pelos clubes. […] Isso marca o início da maior reforma já vivenciada pelo futebol e tenho certeza que iremos adiante”, concluiu.

Após o evento no Palácio do Planalto, os presidentes do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, elogiaram a assinatura do decreto por Dilma. O dirigente do clube carioca, por exemplo, disse que “não adianta nada” o governo criar o Profut se os clubes “não andarem na linha”. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Facebook defende desregulamentação das telecomunicações no Brasil
Preso no Paraná, ex-deputado é aprovado no Sisu e pode estudar matemática
https://www.osul.com.br/dilma-anuncia-criacao-de-orgao-para-fiscalizar-o-futebol-brasileiro/ Dilma anuncia criação de órgão para fiscalizar o futebol brasileiro 2016-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar