Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Partly Cloudy

Notícias Dilma garante 819 milhões de reais a partidos políticos

O aumento do fundo partidário contraria a ideia defendida pela presidenta de reduzir gastos para reequilibras as finanças do País. Foto: Pedro Ugarte/AFP

O Orçamento da União para 2016, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, e publicado nessa sexta-feira no DOU (Diário Oficial da União), garantiu repasse de 819 milhões de reais para o fundo partidário.

Inicialmente, na proposta que o governo enviou ao Congresso, o repasse ao fundo estava previsto em 311 milhões de reais. Porém, os parlamentares alteraram o valor, justificando que nas eleições municipais deste ano vigora a regra que proíbe a doação de empresas para campanhas.

O fundo partidário é um repasse da União para as legendas políticas. Segundo as regras eleitorais, 5% do total são distribuídos, em partes iguais, a todos as siglas que tenham estatutos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os outros 95% do bolo são distribuídos às legendas na proporção dos votos na última eleição à Câmara dos Deputados.

A proposta de aumento do fundo partidário vai contrariar a tendência defendida pelo governo de reduzir gastos para tentar reequilibrar as contas públicas. (AG)

Todas de Notícias

Compartilhe esta notícia:

Justiça de São Francisco de Paula aceita denúncia do Ministério Público contra o homem acusado de matar a facadas a filha do ex-prefeito
Empresas aéreas lançam voos extras para o período do carnaval
Deixe seu comentário
Pode te interessar