Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Dilma prefere carioca para o STJ

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Ed Ferreira/AE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Dilma prefere carioca para o STJ

A presidente Dilma Rousseff vai anunciar em breve o desembargador Antônio Saldanha, do Tribunal de Justiça do Rio, como o escolhido para novo ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ele foi o mais votado na lista tríplice para a Corte, mas a decisão também é agrado a seus padrinhos políticos, os caciques do PMDB do Estado. Ficam preteridos neste caso os desembargadores José Afrânio Vilela, do TJ de Minas, e Nelson Schaefer, do TJ catarinense. Dilma soltou para um parlamentar mineiro que a cobrou: “Vocês vão ter que se contentar com a minha escolha!”.

Pezão x Pimentel

A disputa para o cargo do ministro aposentado Sidnei Beneti é ferrenha, e envolve lobbies de várias esferas de Poder. Entre eles os governadores dos Estados.

Balança

A bancada mineira já foi avisada veladamente da decisão. E está revoltada. Um deles solta: “Minas não tem representante. Santa Catarina e Rio já têm dois, cada, na Corte”.

Na moita

Desde outubro Dilma segura a nomeação. Ela não gosta de pressão. E os candidatos estão mudos. O último que cantou vitória antes da hora, para o STF, ficou na USP.

Quem é de quem

Saldanha tem apoio dos ministros Luis Felipe Salomão e Bellizze, ambos do Rio. Schaefer tem o do ministro Jorge Mussi. Vilela conta com João Noronha.

Trauma do Croissant..

Enrolado na Lava-Jato, o senador Fernando Collor (PTB-AL) sentiu na pele o que é um ex-presidente sem prestígio. Numa cafeteria há dias no shopping Gilberto Salomão, Lago Sul de Brasília, ele pediu um croissant. E a atendente, seca: “Acabou!” (tinha congelado, saía em 2 minutos). “Fiquei desolado”, resmungou a um amigo.

.. e de querosene

Foi a segunda vez que Collor viu seu poder pelo ralo. Quando renunciou, no helicóptero que o levava, Collor pediu para sobrevoar Santa Maria (DF), a fim de ver uma escola CIAC que construía. O comandante foi breve: “Não tem querosene para isso!”.

Tropa de elite

O governador Fernando Pimentel recrutou 23 oficiais do Choque para segurança. São 10 no Mangabeiras (residência), nove no Liberdade (Gabinete) e quatro em comitivas na rua. Alvo de investigação, parece recado para a PF não se aproximar. A assessoria informa que “tem embasamento legal e é disposto conforme planejamento específico”.

À vi$ta

É tão certa a legalização de bingos e cassinos que grupo estrangeiro procurou dono de resort em Fortaleza para comprá-lo. Por princípios religiosos, o proprietário recusou.

Peso do Poder

Eduardo Cunha engordou 8 kg, mas está sendo cuidado de perto pela esposa, que acompanha o presidente da Câmara a semana inteira em Brasília.

Dissidentes de Cunha

Na ‘janela’, o PMDB conta perder, por baixo, uns 15 deputados federais da bancada de 67. Vão para o PTN. É a turma dissidente ligada a Eduardo Cunha, o incendiário da debandada, em protesto contra a liderança do desafeto Leonardo Picciani (RJ).

Servos..

Sete presos em regime semi-aberto foram contratados como jardineiros pelo Palácio Buriti, sede do GDF. O programa de ressocialização do Distrito Federal é bem visto, mas evita-se indicação para os Palácios da Presidência.

..dos castelos

Há dois anos, a presidente Dilma reclamou do barulho dos serviçais, porque cuida da mãe doente no Alvorada. A empresa terceirizada agiu rápido: contratou surdos-mudos para serviços e jardinagem. Dilma agradeceu, sem saber, revelou a Coluna.

Rainha

Diplomatas não têm suportado o jeito Dilma de viajar o mundo. Ela muda roteiros em cima da hora, detesta hotéis escolhidos pelo Itamaraty, implica com embaixadores indicados e bateu telefone na cara do chanceler Mauro Vieira em novembro.

Polêmica

Em Sorriso (MT), um juiz mudou o nome de um garoto de 12 anos, acolhendo pedido do próprio, em detrimento da família, por mudança de gênero.

Ponto Final

O escritor e jornalista Carlos Heitor Cony faz 90 anos dia 14 de março. Preso seis vezes, foi a maior pena afiada que sangrou a ditadura que torturava. Merece homenagens.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Lula em fúria & “cinto da verdade”
NO TEMPO DO BOM HUMOR
https://www.osul.com.br/dilma-prefere-carioca-para-o-stj/ Dilma prefere carioca para o STJ 2016-02-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar