Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Diretor da Confederação Brasileira de Futebol ganhou propina para apoiar o financiamento de um estádio da Copa do Mundo

Compartilhe esta notícia:

Denúncia da funcionária foi formalizada perante a Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, órgão ligado à própria CBF. (Foto: Reprodução)

Três delatores da Odebrecht afirmaram à Operação Lava-Jato que pagaram R$ 50 mil em propinas para o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) para obter apoio em financiamento da obra do estádio do Corinthians. O parlamentar, que também é diretor de Assuntos Internacionais da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), é alvo de um inquérito aberto com autorização do STF (Supremo Tribunal Federal), após a delação do grupo Odebrecht.

“Consoante relato do Ministério Público, narra um dos colaboradores que, no ano de 2010, a pretexto de auxílio à campanha eleitoral para o cargo de deputado federal, Vicente Cândido da Silva solicitou e recebeu vantagem indevida, consistente em R$ 50 mil”, registra autorização do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato, no STF, para abertura do inquérito 4.448. “Valor repassado pelo grupo Odebrecht que teria interesse no apoio do parlamentar na busca de solução para o financiamento do Estádio do Corinthians.”

O nome de Cândido e o episódio da obra do Itaquerão foram citados nas delações de Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, Carlos Armando Guedes Paschoal e Benedicto Barbosa da Silva Júnior – dois deles, já presos e soltos pela Operação Lava-Jato, em Curitiba. “Afirmou-se ainda que o beneficiário fora identificado no sistema ‘Drousys’ com o apelido de ‘Palmas’, sendo os fatos corroborados pelos demais colaboradores.”

O sistema Drousys era a rede de intranet segura usada pelos funcionários do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht – chamado pela Lava-Jato de “departamento da propina” – e pelos altos executivos do grupo. Por ele, eram feitos os pedidos de pagamentos de propinas e caixa 2 e também autorizados e ordenados os repasses. (AE) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em troca de facilidade no andamento de um processo, a empreiteira Odebrecht contratou uma sobrinha do presidente do Tribunal de Contas da União
A Alemanha critica a comparação com Hitler feita pelo porta-voz da Casa Branca
https://www.osul.com.br/diretor-da-confederacao-brasileira-de-futebol-ganhou-propina-para-apoiar-o-financiamento-de-um-estadio-da-copa-mundo/ Diretor da Confederação Brasileira de Futebol ganhou propina para apoiar o financiamento de um estádio da Copa do Mundo 2017-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar