Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Diretor do Banco do Brasil que está preso na Itália pode ser transferido para Brasília em algumas semanas

Compartilhe esta notícia:

Pizzolato está preso na Itália, mas há uma decisão da Justiça daquele país a favor de sua extradição para o Brasil. Sua defesa recorreu, e o caso deve ter um desfecho em breve. (Foto: Alexandro Auler/AE)

Se por um lado já tem condenado do mensalão livre da cadeia, por outro tem quem ainda deve cumprir pena no Brasil. Este é o caso de Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do BB (Banco do Brasil), que foi condenado a 12 anos e sete meses de cadeia. Pizzolato está preso na Itália, mas há uma decisão da Justiça daquele país a favor de sua extradição para o Brasil. Sua defesa recorreu, e o caso deve ter um desfecho em breve.

Familiares de Pizzolato dizem ter receio do que possa acontecer com o ex-diretor do BB no país. Seu sogro, o advogado João Francisco Haas, que ajuda em sua defesa, lançou o livro “O verdadeiro processo do mensalão”, no qual assevera que Pizzolato não cometeu crime.

“Óbvio que temos receio de que ele venha cumprir pena aqui [no Brasil] por uma série de circunstâncias, mas não vou falar sobre isso. Ele não cometeu crime algum. É só ler o livro”, afirmou.

Não é o que entendeu o STF (Supremo Tribunal Federal). Pizzolato foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Segundo o STF, ele autorizou, em 2003 e 2004, o repasse de 73,8 milhões de reais do Banco do Brasil, do fundo Visanet, à DNA, agência do operador do mensalão, Marcos Valério. O dinheiro teve como destino políticos. Pizzolato, que recebeu 336 mil reais do esquema, fugiu em 2013 do Brasil com um passaporte italiano falso no nome do irmão, Celso, morto em 1978.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

África do Sul admite que pagou à Fifa 10 milhões de dólares para poder sediar a Copa, mas nega que tenha sido suborno
Professor diz que atropelador de Charlotesville tinha valores extremistas. A mãe se diz surpresa
https://www.osul.com.br/diretor-do-banco-do-brasil-que-esta-preso-na-italia-pode-ser-transferido-para-brasilia-em-algumas-semanas/ Diretor do Banco do Brasil que está preso na Itália pode ser transferido para Brasília em algumas semanas 2015-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar