Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dívidas de empresas crescem 77% em dois anos

Compartilhe esta notícia:

Rio Grande do Sul obteve a nota D+, que significa desequilíbrio fiscal (Foto: ABr)

Em um panorama nacional marcado pelo consumo enfraquecido, pela alta dos juros e pela disparada do dólar, o endividamento de 50 empresas que compõem o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo) apresentou um salto de 77% nos últimos dois anos.

De acordo com levantamento realizado pelo jornal O Globo, com base em informações da agência de notícias financeiras Bloomberg, o débito líquido total do grupo aumentou em 366 bilhões de reais. O montante, maior que o triplo do orçamento do governo federal para a área da saúde neste ano, preocupa investidores e se impõe como um dos principais fatores impeditivos para uma retomada do crescimento da economia do País.

Com a pressão permanente por parte dos credores, as companhias deficitárias acabam sem alternativa, exceto a de demitir funcionários, vender ativos, reduzir investimentos e tentar negociar suas dívidas com os bancos: que por sua vez elevam juros e aumentam as provisões de perdas. Petróleo, mineração, siderúrgia e construção são os setores mais afetados.

Disputa

Em meio à crise econômica, pelo menos uma categoria já precisa fazer hora-extra: a do recuperador de empresas, profissional especializado em reestruturação financeira. Não por acaso, de janeiro a dezembro do ano passado, os pedidos de proteção das companhias contra esse tipo de problema tiveram alta de 55%. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Real foi a segunda moeda mais desvalorizada do mundo no ano passado
Em 2015, 44% dos programas de obras federais ficaram sem verba
https://www.osul.com.br/divida-de-empresas-cresce-77-em-dois-anos/ Dívidas de empresas crescem 77% em dois anos 2016-01-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar