Home > Notícias > Brasil > Denúncia contra o presidente Michel Temer ameaça paralisar os trabalhos na Câmara dos Deputados nesta semana

Documentário “A Liga dos Canelas Pretas” tem lançamento no Cine Theatro Capitólio

Documentário foi patrocinado pelo BRDE. (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (14), às 19h30min, será lançado no Cine Theatro Capitólio o documentário A Liga dos Canelas Pretas, produção audiovisual 100% patrocinada pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) por meio da Lei Rouanet.

Com cerca de 30 minutos de duração, o filme de Antônio Carlos Textor, produzido pela Play Video, retrata a inserção do negro na sociedade gaúcha nas primeiras décadas do século XX ao resgatar a marcante e muito pouco conhecida história de uma agremiação pioneira de futebol: a Liga dos Canelas Pretas.

Documentário foi patrocinado pelo BRDE. (Foto: Divulgação)

A Liga promovia campeonatos com os jogadores negros impedidos de ingressar nas equipes de futebol da época. Recorrendo em parte à representação ficcional, o documentário revela como se deu o processo de ingresso do negro não só no futebol mas na própria sociedade rio-grandense.

A produção baseia-se em pesquisa documental e em entrevistas, entre elas com o professor de Antropologia da UFRGS, Arlei Sander, o músico Giba Giba e o radialista e produtor cultural, Claudinho Pereira.

A Liga dos Canelas Pretas é uma produção viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e destina-se a exibições em universidades, escolas, museus, cineclubes e casas de cultura, sempre com entrada franca.

Serviço
Data: 14/06/2017 – quarta-feira
Horário: 19h30min
Local: Cine Theatro Capitólio
Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico de Porto Alegre

Comentários