Últimas Notícias > Atividades Empresariais > Inovações em eventos e marketing de alta performance na 13ª edição do ADVBeer

Documentário “A Liga dos Canelas Pretas” tem lançamento no Cine Theatro Capitólio

Documentário foi patrocinado pelo BRDE. (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (14), às 19h30min, será lançado no Cine Theatro Capitólio o documentário A Liga dos Canelas Pretas, produção audiovisual 100% patrocinada pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) por meio da Lei Rouanet.

Com cerca de 30 minutos de duração, o filme de Antônio Carlos Textor, produzido pela Play Video, retrata a inserção do negro na sociedade gaúcha nas primeiras décadas do século XX ao resgatar a marcante e muito pouco conhecida história de uma agremiação pioneira de futebol: a Liga dos Canelas Pretas.

Documentário foi patrocinado pelo BRDE. (Foto: Divulgação)

A Liga promovia campeonatos com os jogadores negros impedidos de ingressar nas equipes de futebol da época. Recorrendo em parte à representação ficcional, o documentário revela como se deu o processo de ingresso do negro não só no futebol mas na própria sociedade rio-grandense.

A produção baseia-se em pesquisa documental e em entrevistas, entre elas com o professor de Antropologia da UFRGS, Arlei Sander, o músico Giba Giba e o radialista e produtor cultural, Claudinho Pereira.

A Liga dos Canelas Pretas é uma produção viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e destina-se a exibições em universidades, escolas, museus, cineclubes e casas de cultura, sempre com entrada franca.

Serviço
Data: 14/06/2017 – quarta-feira
Horário: 19h30min
Local: Cine Theatro Capitólio
Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico de Porto Alegre

Deixe seu comentário: