Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Documentos mostram prioridades de Bin Laden antes de sua morte

Compartilhe esta notícia:

Bin Laden se referia frequentemente a preocupações com a segurança e aconselhava os auxiliares a evitar o uso de e-mails. (Crédito: Reprodução)

Documentos divulgados pelo governo dos Estados Unidos revelam o estado de ânimo do fundador da Al-Qaeda, seus debates sobre tática, a ansiedade com a espionagem ocidental e sua obsessão com a imagem pública de sua organização. “O foco deve ser matar e lutar contra os americanos e seus representantes”, escreveu Bin Laden em um dos documentos agora revelados.
Esta carta é uma das páginas encontradas por integrantes de um comando americano em 2 de maio de 2011, quando os militares invadiram o esconderijo de Bin Laden e o mataram a tiros.
Agências americanas de inteligência tornaram públicos mais de 100 documentos encontrados no arquivo de Bin Laden, depois que o Congresso determinou a divulgação e de críticos terem acusado a CIA (central de inteligência americana) de esconder material.

A divulgação do material acontece poucos dias depois do premiado jornalista americano Seymour Hersh afirmar em um artigo que a narrativa oficial de Washington sobre a busca e morte de Bin Laden está repleta de mentiras. Com temas que vão de discussões estratégicas e teológicas até detalhes mundanos sobre administração ou medidas de segurança, os documentos desclassificados mostram a preocupação de voltar a atacar um país ocidental, da mesma maneira como os Estados Unidos foram atacados em 11 de setembro de 2001.
Consciente dos ataques com aviões não tripulados (drones), Bin Laden se refere frequentemente a preocupações com a segurança e aconselha os auxiliares a evitar o uso de e-mails.
Em outros documentos, Bin Laden critica os seus seguidores por encontros em grupos numerosos e alerta sobre dispositivos eletrônicos microscópicos que podem ser injetados em objetos ou roupas de algumas de suas esposas.
Também se concentra em planos para desenvolver um novo grupo de líderes dispostos a assumir os riscos, além de discutir detalhes sobre a viagem clandestina de um de seus filhos e possível herdeiro, Hamza, para o Paquistão.
Em uma das cartas, Bin Laden menciona a oposição pública nos Estados Unidos à guerra do Vietnã e argumenta que a única forma de alterar a política externa americana é “começar a atacar a América para forçá-la a abandonar estes governantes e deixar os muçulmanos em paz”. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Câmara adia para junho votação do projeto de desoneração da folha de salários
Líder da Chechênia defende proibição de WhatsApp para esposas
https://www.osul.com.br/documentos-mostram-prioridades-de-bin-laden-antes-de-sua-morte/ Documentos mostram prioridades de Bin Laden antes de sua morte 2015-05-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar