Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Dólar recua 18% em um ano e momento é bom para compras para quem pensa em viajar

Compartilhe esta notícia:

O limite atual, de US$ 500, é o mesmo desde 1991. (Foto: Banco de Dados)

O dólar iniciou 2017 sem forças e semana a semana vem perdendo valor, levando muita gente a questionar se, na atual cotação, já não dá para passar as férias no exterior ou fazer compras extras na passada por algum freeshop. A dúvida mais constante, no entanto, é em relação ao melhor momento para se fazer a compra da moeda estrangeira: agora ou esperar para ver se cai mais?

Entre economistas e especialistas em educação financeira, a dica é comprar uma parte dos recursos para a viagem. Se a cotação subir, uma parcela considerável da despesa já estará garantida. Se cair, o preço médio ficará menor que o esperado. Mas analistas destacam que a compra de dólar é recomendável para quem já sabe que terá alguma despesa na moeda estrangeira, como uma viagem ou compra no exterior. Aplicações em câmbio em geral têm alto grau de risco e não são indicadas para investidores mais conservadores.

Na semana passada, o dólar bateu os 3,10 reais por duas vezes. Na sexta-feira, a cotação era de 3,124 reais, o que representa uma queda de 4,61% no acumulado do ano. Parece pouco, mas se ao planejar um intercâmbio no exterior ou uma viagem em família você descobre que precisará de 10 mil dólares, a desvalorização do dólar ocorrida até aqui vai significar uma economia de 1.500 reais – o desembolso final nesse caso hipotético sairia de 32.740 reais para 31.240 reais.

Esse recuo ocorre por uma série de razões: entrada de recursos no país, a perspectiva de recuperação da economia e um cenário externo mais favorável. Trocando em miúdos, significa que mais investidores estão trazendo dólares para trocar por reais. Quanto maior a oferta de um produto, menor tende a ser o preço dele, e com isso há uma desvalorização da moeda americana.

Faça a compra aos poucos
Carlos Eduardo Costa, consultor de educação financeira do banco Mercantil do Brasil, lembra que a regra geral ao se planejar um gasto no exterior é fazer a compra aos poucos. No entanto, como a queda no ano já está significativa e há vários fatores que podem fazer com que a tendência de queda se reverta, a sugestão é tentar antecipar um pouco a compra, mas sempre obedecendo ao que o seu orçamento permite.

“Se houver sobras no orçamento, é bom aproveitar o dólar mais baixo. A cotação pode até cair, mas você elimina o risco da alta. Para quem tem mais tempo para planejar a viagem e ainda não dispõe dessa folga de recursos, pode ir comprando aos poucos”, explicou.

Uma outra recomendação é evitar os gastos no cartão, para que o planejamento da viagem não saia do controle. Isso porque, em geral, a conversão do dólar (ou outra moeda estrangeira) para o real se dá só no fechamento da fatura e o espaço de algumas semanas pode fazer a cotação subir – e aí o que você achou que tinha comprado barato, já pode não sair tão em conta assim. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Restaurante nos EUA põe na conta mensagem contra política migratória de Donald Trump
Executivo deixa a diretoria de um banco depois de gastar um milhão de reais em uma balada e não pagar a conta
https://www.osul.com.br/dolar-recua-18-em-um-ano-e-momento-e-bom-para-compras-para-quem-pensa-em-viajar/ Dólar recua 18% em um ano e momento é bom para compras para quem pensa em viajar 2017-02-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar