Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump alerta para a possibilidade de um grande conflito com a Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

Donald Trump durante sua entrevista. (Foto: Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disparou os alertas globais ao sugerir que um confronto armado com a Coreia do Norte está sobre a mesa. “Há uma possibilidade de que possamos acabar tendo um grande, grande conflito com a Coreia do Norte. Com certeza”, disse em uma entrevista à agência Reuters. Embora o presidente tenha apostado na via diplomática, a declaração, longe de acalmar as agitadas águas bilaterais, significa um novo passo em direção a um confronto sobre o qual ronda o espectro nuclear.

Esquenta a disputa com a Coreia do Norte

O claustrofóbico regime de Pyongyang tem uma disputa histórica com os Estados Unidos. Seu objetivo é ter um míssil intercontinental e durante 20 anos esteve refinando seu armamento rudimentar até desenvolver uma bomba atômica de 30 quilotons (o dobro da usada em Hiroshima) e potência balística suficiente para ameaçar a Coreia do Sul e o Japão.

Os Estados Unidos tentaram parar esta escalada. Após o fracasso das sanções, optou por aumentar a pressão militar e até mostrou sua disposição de realizar um ataque preventivo. Nesta coreografia enviou o poderoso porta-aviões nuclear Carl Vinson e seu grupo de combate para as águas da península coreana. Ao mesmo tempo, desenvolveu seu escudo de mísseis na Coreia do Sul. “A melhor maneira de reduzir a tensão na península coreana é proporcionar um poder de combate crível 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse o responsável militar no Pacífico, almirante Harry Harris.

Essa demonstração de poder serviu para fortalecer ainda mais a retórica de Pyongyang. Por trás da cortina comunista se esconde uma tirania hereditária e venenosa que fez da ameaça de guerra seu principal sinal de identidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Nova regra permite que os pais registrem as crianças na cidade onde moram. Até agora, os filhos só podiam ser registrados na cidade onde nasceram
Acusada de corrupção, ex-presidente da Coreia do Sul não encontra advogados que a defendam
https://www.osul.com.br/donald-trump-alerta-para-possibilidade-de-um-grande-conflito-com-coreia-norte/ Donald Trump alerta para a possibilidade de um grande conflito com a Coreia do Norte 2017-04-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar