Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump anunciará estratégia para o Irã nesta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

38% dos entrevistados aprovam a administração Trump, enquanto 58% desaprovam. (Foto: Reprodução)

Donald Trump deve anuncia nesta sexta-feira (13) às 12h45min sua estratégia sobre o Irã e sua decisão sobre o acordo histórico de 2015 relativo ao programa nuclear de Teerã, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (12).

Tudo indica que o presidente se negará a “certificar” de novo que o acordo está de acordo com o interesse nacional dos Estados Unidos. Mas altos funcionários americanos insistiram que uma “não-certificação” não significaria o fim imediato do texto, já que corresponderia ao Congresso americano decidir voltar a impôr as sanções suspensas em 2015. 

A lei obriga o presidente a “certificar” ou não, no Congresso a cada 90 dias que Teerã respeita o acordo e que este é do interesse dos Estados Unidos. Tudo indica que desta vez, o magnata republicano se negará a “certificá-lo”.

“É o pior acordo”, disse o presidente na quarta-feira (11), criticando “a fraqueza” do governo democrata de Barack Obama frente a Teerã.

Os defensores do acordo com o Irã argumentam que não há evidências de que Teerã o esteja violando, o que significa que é o melhor modo de evitar que o Irã tenha uma arma nuclear.

Descumprimento de acordo

No último dia 5 o presidente dos Estados Unidos já havia afirmado que o Irã não cumpriu o espírito do acordo nuclear acertado com as potências mundiais e sugeriu que revelaria em breve sua decisão sobre se vai certificar ou não o acordo.

“Não devemos permitir que o Irã… obtenha armas nucleares”, disse Trump durante uma reunião com líderes militares na Casa Branca.

“O regime iraniano apoia o terrorismo e exporta violência, derramamento de sangue e caos em todo o Oriente Médio. É por isso que devemos pôr fim à agressão contínua e às ambições nucleares do Irã. Eles não agiram no espírito do acordo”, afirmou.

Perguntado sobre sua decisão sobre certificar ou não o acordo nuclear, Trump disse: “Vocês vão ouvir sobre o Irã muito em breve.”

ONU

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 19 de setembro, Trump mirou em alguns países como Irã e Coreia do Norte.

“Os Estados Unidos têm grande força e paciência, mas se forem forçados a defender a si ou a seus aliados, não teremos outra escolha além de destruir totalmente a Coreia do Norte”, disse.

Trump, que chamou o regime de Kim Jong-Un de “depravado”, afirmou que “é hora de Coreia do Norte aceitar que a desnuclearização é o único futuro possível”. Ele agradeceu à China e à Rússia por terem votado a favor de impor sanções contra o regime, após um teste nuclear realizado no mês de setembro.

Em uma crítica velada à China, o presidente disse: “É um ultraje que algumas nações não só façam comércio com esse regime, mas forneçam armas, suprimentos e apoio financeiro a um país que põe o mundo em risco”.

Em sua fala, Trump também fez severas críticas ao Irã, ao afirmar que o país é dirigido por uma “ditadura corrupta”. Ele também chamou o acordo nuclear concluído em 2015 com as grandes potências de uma “vergonha”.

“O acordo com o Irã é uma das piores transações (…) Francamente, este acordo é uma vergonha para os Estados Unidos”.

“É hora de o mundo inteiro se unir a nós para exigir que o governo iraniano pare de semear a morte e a destruição”, declarou na tribuna da ONU, criticando as “atividades desestabilizadoras” de Teerã.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Aeroporto de Bali é fechado pela terceira vez neste mês devido a vulcão
Itamaraty pede diálogo entre Espanha e Catalunha
https://www.osul.com.br/donald-trump-anunciara-estrategia-para-o-ira-nesta-sexta-feira/ Donald Trump anunciará estratégia para o Irã nesta sexta-feira 2017-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar