Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump aprova o envio de armas às milícias curdas para combater o Estado Islâmico na Síria

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em pronunciamento. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou o envio de armas às milícias que combatem o grupo extremista EI (Estado Islâmico) na Síria, informou o Pentágono nesta terça-feira (9). Dana W. White, porta-voz chefe do Pentágono emitiu um comunicado sobre a decisão, segundo o jornal The New York Times.

“Ontem [segunda-feira, 8], o presidente autorizou o Departamento da Defesa a equipar elementos curdos das Forças Democráticas Sírias [SDF, na sigla em inglês] o que for necessário para garantir uma clara vitória sobre o ISIS em Raqqa, na Síria”, afirmou usando o acrônimo em inglês para o grupo extremista EI. Raqqa é o principal reduto do grupo extremista no país.

As Forças Democráticas da Síria são uma aliança composta por grupos de combate sírios curdos e árabes que lutam em terra contra o governo do presidente sírio Bashar Al-Assad. Os EUA já apoiam os combatentes árabes. A aliança tem o apoio da coalizão internacional liderada pelos EUA.

Washington considera os combatentes curdos sírios aliados úteis contra o EI, mas a Turquia vê o grupo como uma organização terrorista ligada aos militantes curdos insurgentes em território turco.

O comunicado da porta-voz do Pentágono acrescenta que “a SDF, em parceria com o apoio das forças dos EUA e da coalizão, é a única força no terreno que pode conquistar Raqqa com sucesso em um futuro próximo”.

“Estamos cientes das preocupações de segurança da Turquia, nosso parceiro na coalizão. Queremos tranquilizar as pessoas e o governo da Turquia que os EUA estão comprometidos em prevenir os riscos adicionais de segurança e proteger nosso aliado na Otan”, acrescenta a nota.

Uma fonte disse à agência France Presse que os fundos “de apoio às milícias curdas foram aprovados, mas o calendário para a entrega de armas ainda precisa ser definido”. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump demite o diretor do FBI que investigava a interferência da Rússia na campanha presidencial dos Estados Unidos
A Odebrecht ofereceu um acordo de colaboração na Argentina em desdobramento da Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/donald-trump-aprova-o-envio-de-armas-as-milicias-curdas-para-combater-o-estado-islamico-na-siria/ Donald Trump aprova o envio de armas às milícias curdas para combater o Estado Islâmico na Síria 2017-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar