Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Donald Trump assina ordem para construção de muro na fronteira dos Estados Unidos com o México

Compartilhe esta notícia:

Construção do muro foi uma das principais promessas de campanha do republicano. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta quarta-feira (25), uma ordem executiva para destinar fundos federais para a construção de um muro na fronteira com o México.

A construção do muro foi uma das principais promessas de campanha do republicano.

Em entrevista, Trump disse que a construção do muro na fronteira com o México começará “assim que possível”. Questionado se seria uma questão de “meses”, o presidente disse: “eu diria em meses”. Segundo o presidente, o planejamento da construção começa imediatamente.

Na entrevista, Trump também afirmou que a construção será financiada pelos contribuintes americanos, mas que “relativamente em breve” o país começará uma negociação de reembolso com o país vizinho.

“Seremos, de alguma forma, reembolsados pelo México, o que eu sempre disse”, afirmou. “Seremos reembolsados em uma data posterior de qualquer transação que fizermos com o México”, disse Trump.

Confrontado com a afirmação do presidente Enrique Peña Nieto, de que o México não pagará pelo muro, Trump disse: “Ele tem que dizer isso. Mas estou te dizendo que haverá um pagamento. Será de uma forma, talvez uma forma complicada”, disse. “O que estou fazendo é bom para os Estados Unidos. Também vai ser bom para o México. Queremos um México muito estável, muito sólido”, acrescentou.

Visita do presidente mexicano.

O documento foi assinado no dia em que o ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, chega a Washington para preparar a visita do presidente do país, Enrique Peña Nieto. O mexicano deve se reunir com Trump no final do mês, sendo um dos primeiros líderes mundiais a se encontrar com o novo presidente americano.

Trump já havia antecipado em seu Twitter que assinaria a medida: “Grande dia planejado na segurança nacional. Entre muitas outras coisas, vamos construir o muro!, escreveu.”

Promessa de campanha.

Entre as principais promessas de Trump durante a campanha estavam construir um muro ao longo de toda a fronteira com o México. A fronteira entre EUA e México tem cerca de 3.000 quilômetros, e já existe algum tipo de barreira em um terço de sua extensão. As demais áreas ficam em regiões desérticas ou montanhosas, de difícil acesso.

Estima-se que 11 milhões de imigrantes vivam irregularmente nos EUA, muitos dos quais ingressaram por terra e jamais entraram nos registros do governo. Para dar conta da missão, Trump pretende triplicar para 15 mil o número de agentes de deportação.

Trump também prometeu suspender a entrada de muçulmanos no país. Embora a criscriminação por religião seja proibida no país, o presidente americano pode vetar a concessão de vistos a nacionalidades específicas – algo que a legislação permite, segundo especialistas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Pai e filho são presos com quase meia tonelada de maconha na Bahia
Dono de um restaurante na Turquia contrata banda para tocar para seus carneiros a fim de melhorar o sabor da carne
https://www.osul.com.br/donald-trump-assina-ordem-para-construcao-de-muro-na-fronteira-dos-estados-unidos-com-o-mexico/ Donald Trump assina ordem para construção de muro na fronteira dos Estados Unidos com o México 2017-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar