Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump disse que o Banco Central é o único problema da economia norte-americana e as Bolsas caem nos Estados Unidos e na Europa

Compartilhe esta notícia:

Trump disse que não poderá ir ao evento por causa do imbróglio na definição do orçamento para o muro na fronteira. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na segunda-feira (24) que “o único problema” que a economia do país tem é o Federal Reserve (Fed, o banco central americano). “Eles não têm sensibilidade pelo mercado, não entendem guerras comerciais necessárias ou dólares fortes ou mesmo paralisações democratas em torno de fronteiras”, comentou no Twitter.

Desde o início da semana passada, o Banco Central americano vem sendo alvo de uma nova rodada de críticas de Trump, que na véspera da decisão em que o Fed elevou a taxa básica de juros para a faixa entre 2,25% e 2,50%, insistiu que a instituição não promovesse esse aperto para não deixar o mercado “ainda mais ilíquido”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem cogitado demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, publicou a Bloomberg no último sábado (22) citando fontes.

A frustração de Trump com o chefe do banco central norte-americano cresceu após o aumento dos juros nesta semana e após meses de perdas nas bolsas de valores, segundo a agência de notícias, que atribuiu a informação a fontes a par do assunto.

Nos últimos dias, o presidente dos EUA cogitou diversas vezes em conversas privadas a possibilidade de demitir Powell, diz a reportagem, citando duas dessas fontes.

Um porta-voz da Casa Branca não quis comentar, nem a porta-voz do Fed, Michelle Smith, segundo a Bloomberg.

O Fed elevou as taxas de juros na quarta-feira pela quarta vez em 2018, e sinalizou “mais algum aumento gradual” nas taxas mais adiante.

Os mercados financeiros globais, incluindo os índices de ações em Wall Street, esperam por uma sinalização de maior alívio na política de juros daqui para frente.

O índice Dow Jones teve a pior semana desde a crise financeira de 2008, enquanto o Nasdaq consolidou uma tendência de baixa prolongada.

Qualquer tentativa de demitir Powell pode ser vista como um golpe contra a independência do Fed em relação ao governo.

Bolsas caem 

As bolsas ao redor do mundo reagiram negativamente à notícia de que o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, havia se reunido com executivos-chefes de grandes bancos americanos para verificar se as instituições tinham liquidez.

Enquanto analistas tentam entender por que Mnuchin deixou claro que tratou com os dirigentes de bancos privados, Donald Trump agregou mais uma fonte de insegurança no relacionamento institucional entre seu governo e o Federal Reserve.  A avaliação é de que os ataques ao Federal Reserve são uma tentativa do governo Trump de desviar o debate sobre os motivos e responsáveis pelo fechamento parcial de repartições públicas federais, entre elas a receita federal, outras áreas do Tesouro e o departamento que cuida da segurança de fronteiras.

 

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Uma falha no sistema de alerta não deixou escapatória para o tsunami que atingiu a Indonésia
O advogado que defende 17 réus na Operação Lava-Jato tentará libertar o médium João de Deus
https://www.osul.com.br/donald-trump-disse-que-o-banco-central-e-o-unico-problema-da-economia-norte-americana-e-as-bolsas-caem-nos-estados-unidos-e-na-europa/ Donald Trump disse que o Banco Central é o único problema da economia norte-americana e as Bolsas caem nos Estados Unidos e na Europa 2018-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar