Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump diz que o novo míssil testado pelo Irã pode alcançar Israel e ameaça o acordo nuclear

Compartilhe esta notícia:

Declaração do presidente dos Estados Unidos foi feita no Twitter. (Foto: Reprodução)

O teste de um novo míssil de médio alcance por parte do Irã colocou em xeque o acordo nuclear com os Estados Unidos e outras potências, declarou no sábado (23) o presidente norte-americano Donald Trump, que acusou Teerã de ser conivente com a Coreia do Norte.

O presidente disse, ainda, que o novo míssil, testado com êxito segundo uma televisão estatal iraniana, pode alcançar Israel.

O Irã acaba de testar um míssil balístico capaz de chegar a Israel. Eles também estão trabalhando com a Coreia do Norte. Não é um grande acordo o que temos!”, tuitou Trump.

O míssil pode percorrer cerca de 2 mil quilômetros e tem capacidade de transportar múltiplas ogivas. As declarações do republicano foram dadas depois que uma televisão estatal iraniana divulgou que o país testou com sucesso seu novo míssil balístico batizado de “Khoramshahr”.

A televisão difundiu imagens do lançamento, que foi feito em um lugar desconhecido, e do interior do míssil. Na véspera, o míssil foi exibido em um desfile militar que recordou a guerra desatada pelo Iraque contra o Irã em 1980.

Diplomacia agressiva

O teste acontece ao fim de uma semana de diplomacia agressiva na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York (EUA), onde Trump novamente acusou o Irã de desestabilizar o Oriente Médio, chamando-o de “Estado desonesto cujas principais exportações são violência, derramamento de sangue e caos”.

Em seu discurso na ONU, Trump declarou que o acordo nuclear é “uma vergonha” e que seu governo poderia abandoná-lo se suspeitasse que “fornece cobertura para a possível construção de um programa nuclear”.

Atividades balísticas

O acordo nuclear não proíbe as atividades balísticas por parte do Irã, mas a resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que o ratificou, pede que Teerã não realize testes para desenvolver mísseis elaborados para transportar ogivas nucleares.

Ogivas

Os iranianos afirmam que os mísseis de seu país não foram criados para incorporar ogivas nucleares e que, além disso, Teerã não tem qualquer programa para fabricar armas nucleares.

Os lançamentos anteriores de mísseis iranianos desencadearam sanções e acusações dos EUA de que eles violariam o espírito do acordo nuclear de 2015 entre Teerã e as grandes potências.

O presidente dos Estados Unidos ameaçou declarar o Irã em violação do acordo de 2015, a menos que este seja expandido para punir o Irã pela busca de um programa de mísseis balísticos e pelo patrocínio a grupos militantes estrangeiros. As informações são das agências de notícias AFP e Efe.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O drama do país que mais perde população no mundo
Mulheres não podem dirigir porque têm apenas ‘um quarto de cérebro’ dos homens, diz clérigo saudita
https://www.osul.com.br/donald-trump-diz-que-o-novo-missil-testado-pelo-ira-pode-alcancar-israel-e-ameaca-acordo-nuclear/ Donald Trump diz que o novo míssil testado pelo Irã pode alcançar Israel e ameaça o acordo nuclear 2017-09-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar