Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump pressiona Angela Merkel a desistir de importar gás da Rússia

Compartilhe esta notícia:

Angela Merkel esteve na Casa Branca, em Washington, no final do mês de abril, quando discutiu com Donald Trump o conflito coreano. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está pressionando a Alemanha para que desista de negócios com a Rússia no setor de gás, como preço a pagar para evitar uma guerra comercial entre EUA e União Europeia, segundo autoridades americanas e europeias.

Segundo essas fontes, Trump disse em abril à premiê alemã, Angela Merkel, que a Alemanha deveria abandonar o Nord Stream 2, um gasoduto que vai trazer gás diretamente da Rússia, através do mar Báltico. Isso ocorreria em troca de os EUA iniciarem negociações com a União Europeia (UE) sobre um novo acordo comercial.

A pressão da Casa Branca reflete as táticas duras que vêm sendo usadas pelos EUA na esfera comercial, em atitudes que contribuíram para o aumento das tensões entre a Europa e os EUA e intensificaram o temor de que tarifas olho por olho poderiam ser impostas à indústria automobilística alemã.

“Donald Trump é um negociador de contratos… Há um acordo a ser feito se alguém [na Alemanha] se levantar e disser ‘ajude-nos a proteger um pouco mais nossa indústria automobilística, porque somos ótimos nisso, e então vamos ajudá-los no Nord Stream 2’”, disse uma autoridade americana.

Washington se opõe ao gasoduto porque ele tornaria a Ucrânia — atualmente a principal rota de trânsito do gás russo para o Ocidente — e outros aliados dos EUA na UE mais vulneráveis a pressões russas. Autoridades alemãs dizem que os EUA também estão interessados em substituir a Rússia como fornecedor de gás para a Europa.

“Trump quer bloquear o Nord Stream 2 para vender gás liquefeito para a Europa via Alemanha. Estamos abertos a isso, mas a questão é que volumes os americanos podem fornecer e a que preço”, afirmou um funcionário alemão.

Embora Merkel não tenha abandonado seu interesse no gasoduto, ela disse ontem que a UE havia concordado, na cúpula da véspera, em oferecer “cooperação mais estreita” no terreno do gás, em troca de isenção permanente às tarifas americanas ao aço e alumínio.

Trump vem pressionando por melhor acesso de empresas americanas ao mercado da UE. Se a UE não se dispuser a acomodar as queixas de Trump, os EUA vão aplicar à Europa tarifas punitivas sobre o aço e o alumínio a partir de 1º de junho. A UE prometeu adotar tarifas retaliatórias.

Um funcionário da Casa Branca disse que Trump discutiu o gasoduto e as tarifas com a premiê alemã durante seus encontros, mas nunca vinculou diretamente as duas questões. “São dois assuntos independentes”, disse.

Trump criticou publicamente o gasoduto Nord Stream 2, tendo dito, durante uma reunião com chefes de Estados bálticos na Casa Branca, neste ano, que “a Alemanha quer se conectar por um gasoduto à Rússia, que a Alemanha vai pagar à Rússia bilhões de dólares por energia… Isso não está certo.”

Sucessivos governos americanos pressionaram a Europa, e a Alemanha em particular, a criar a infraestrutura necessária para receber os embarques de gás natural dos EUA – uma fonte potencial de grande receita num mercado de energia cada vez maior.

O gás liquefeito dos EUA precisa ser transportado de navio pelo oceano Atlântico e seria consideravelmente mais caro do que o gás russo entregue via gasoduto. Um alto funcionário da UE que trabalha com regulamentação no setor de energia disse que o gás russo seria ao menos 20% mais barato.

O Nord Stream 2 constitui a segunda fase de um gasoduto existente que já transporta um volume menor de gás russo para a Alemanha. A construção da segunda fase começou nesta semana na Alemanha, depois que investidores comprometeram 5 bilhões de euros com o empreendimento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Petrobras propõe salário menor e trabalhadores prometem “resposta dura”
Homem é executado com pelo menos 12 tiros no bairro Partenon, em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/donald-trump-pressiona-angela-merkel-a-desistir-de-importar-gas-da-russia/ Donald Trump pressiona Angela Merkel a desistir de importar gás da Rússia 2018-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar