Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump viajou de surpresa ao Iraque após críticas e demissão do seu secretário de Defesa

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em viagem ao Iraque. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajou para o Iraque na noite de segunda-feira (24) para uma visita de Natal surpresa aos militares norte-americanos em missão no país. Ele desembarcou na Base Aérea Al Asad, a noroeste de Bagdá, acompanhado da primeira-dama, Melania Trump. A informação é da secretária de Imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders.

“O presidente Trump e a primeira dama viajaram ao Iraque na noite de Natal para visitar nossos soldados e a liderança militar sênior para agradecê-los pelo trabalho, sucesso e sacrifício, além de desejá-los um feliz Natal”, tuitou Sanders.

Mais tarde, Trump tuitou um vídeo com imagens da visita ao som da música patriótica “God Bless The U.S.A” (Deus abençoe os EUA). Ele e Melania se reuniram com militares de alta patente e cumprimentaram soldados. Trump também aparece discursando.

“Melania e eu estamos honrados em visitar nossos militares incríveis na Base Aérea Al Asad, no Iraque. Deus abençoe os EUA!, tuitou Trump.

Militares ficam no Iraque, diz Trump

De acordo com a agência Reuters, Trump afirmou que não tem planos de retirar os militares que estão no Iraque. Ele disse, inclusive, que poderia usar o território iraquiano como base “para se quisermos fazer alguma coisa na Síria”.

Dias antes, Trump anunciou a retirada de militares dos EUA que estão na Síria e no Afeganistão – medida criticada inclusive dentro do governo norte-americano e que levou o chefe do Pentágono, Jim Mattis, a pedir demissão do cargo.

O norte-americano ainda tinha um encontro marcado com o primeiro-ministro iraquiano. No entanto, segundo a rede CNN, a reunião foi cancelada – não se sabe o motivo do cancelamento.

Trump defendeu sua decisão de retirar tropas norte-americanas da Síria durante a visita surpresa ao Iraque, dizendo que muitas pessoas vão concordar com o modo dele de pensar.

“Acho que muitas pessoas vão pensar no meu modo de pensar. É hora de começarmos a usar a cabeça”, afirmou o presidente a repórteres na Base Aérea Al Asad, onde ele e Melania Trump passaram três horas em visita a tropas dos EUA.

Visitas de presidentes a militares

Foi a primeira visita de Trump a militares norte-americanos a postos em outro país e em área de combate, informou o “New York Times” – algo que é praxe entre os presidentes dos EUA.

O ex-presidente George W. Bush, do mesmo Partido Republicano de Trump, serviu peru no Dia de Ação de Graças de 2003 aos militares dos EUA em Bagdá, apenas poucos meses depois da Guerra do Iraque. O antecessor de Trump, Barack Obama, também visitou as forças armadas no Iraque e no Afeganistão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata foi morto a tiros em Vitória
A criança de 7 anos que conversou com Donald Trump no Natal disse que ainda acredita em Papai Noel
https://www.osul.com.br/donald-trump-viajou-ao-iraque-de-surpresa-para-visitar-militares-na-noite-de-natal/ Donald Trump viajou de surpresa ao Iraque após críticas e demissão do seu secretário de Defesa 2018-12-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar