Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Duas aproximações e o acidente

Compartilhe esta notícia:

Em uma conversa, o piloto diz que iria esperar a chuva diminuir antes de pousar. Pouco depois, a gravação teria sido interrompida (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O piloto Osmar Rodrigues fez duas aproximações com o avião Beechcraft C90GT King Air no aeroporto de Paraty, segundo relatam pilotos que tiveram acessos a detalhes. Ele deu uma volta sobre a cidade e se aproximou com a chuva mais forte e bem mais baixo, quando aconteceu o acidente que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos investiga.

Pilotos experientes que operam na área sempre utilizam informações de solo para o ajuste barométrico, embora ele seja menos utilizado na aviação. Apesar seja uma suspeita remota, o Cenipa também investiga a possibilidade de, por rádio, o piloto ter recebido coordenadas equivocadas para o barômetro.

Hábito

Pilotos costumam operar por rádio amador com apoio terrestre na cidade. As gravações de voz – o chamado voice recorder – da cabine do avião serão reveladoras neste tópico.

Segunda opção

Carlos Filgueiras tinha uma casa em Paraty além da ilha só para levar convidados e funcionários mais próximos do grupo Emiliano.

Outras vezes

Não era a primeira vez que o ministro Teori Zavascki viajava no avião e passaria o fim de semana na ilha de Carlos Filgueiras, propriedade alvo do MPF por crime ambiental.

Corrida Legislativa

Uma dupla corre o País há semanas. Ontem, estava em São Luís (MA). O deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR) coordena a campanha de Jovair Arantes (PTB-DF) para a Presidência da Câmara Federal. Nos próximos dias, eles vão visitar deputados em Belém, Manaus, Acre e Palmas.

Tô fora

Jovair nega veementemente que esteja negociando um ministério com o Planalto para abrir caminho para candidatura única – e por ora sub judice – de Rodrigo Maia. Jovair e Kaefer lembram que foi o deputado goiano um dos principais padrinhos de Ronaldo Nogueira para o Ministério do Trabalho.

Drible

O ex-presidente Lula da Silva até pensou em ir ao velório de Teori Zavascki. Lembrou que em setembro, na posse de Cármen Lúcia (STF), teve que evitar Michel Temer.

Sete dias

A uma semana das eleições na Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fecha acordos de olho no humor do Judiciário. Por enquanto ele está proibido de ser candidato à reeleição.

Dedicação

A África do Sul voltou a comprar carne suína brasileira depois de 12 anos. O motivo foi o combate sério da febre aftosa, que ainda persiste em alguns Estados. A maçã é um exemplo de organização do agronegócio no Brasil, mas a falta de mão de obra é um problema. Para garantir a colheita, são contratadas pessoas de vários países.

Prudência

Apesar de pressionado pelos insistentes ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretário de Parcerias de Investimentos), o presidente Michel Temer não escolherá o substituto de Teori Zavascki esse mês. Aguardará a eleição do novo presidente do Senado, no dia 1 de fevereiro.

Dois a menos

Vai esperar também a escolha do novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça o Senado, onde o futuro candidato a ministro da Suprema Corte será sabatinado. O foco de Temer é um nome “fora dos holofotes políticos”. Ou seja, Alexandre de Moraes (Justiça) e Grace Mendonça (AGU) já foram riscados da lista.

Reflexão

Do constitucionalista Álvaro Reinaldo de Souza sobre Teori Zavascki: “Uma tragédia lamentável para o mundo jurídico e mais ainda para o País. Mas as vicissitudes da vida nem sempre são distribuídas mediante escolha, tampouco os azares da morte”.

Fim de expediente

A agenda oficial do ministro José Serra (Relações Exteriores) começa sempre após as 16 horas. Depois reclama dos apelidos.

Ponto Final

O governador Flávio Dino (PCdoB) tem elogiado a atuação do tucano Neto Evangelista. O agrado tem provocado muita ciumeira.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Jovair entra na cota da reforma ministerial
Lamachia descarta seu nome para o STF
https://www.osul.com.br/duas-aproximacoes-e-o-acidente/ Duas aproximações e o acidente 2017-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar