Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd É o começo

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Os senadores fecharam ontem metade da cortina que dá acesso ao balcão de negociações. Com larga margem de 58 votos a 13, foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição, prevendo a criação de cláusulas de desempenho eleitoral para que seja dado acesso ao fundo partidário e ao tempo de propaganda na TV. Acaba também com coligações em eleições às Câmaras dos Deputados e Municipais, além de Assembleias Legislativas.
Hoje, a legislação permite alianças entre os partidos para eleger deputados e vereadores. Por esse sistema, quem vota em um candidato pode estar dando escada à posse de pretendente de outro partido.

DIVISÃO
Não é pacífica a decisão dos dois vereadores do PSB que pretendem apoiar a nova gestão da Prefeitura de Porto Alegre. Airton Ferronato e Paulinho Motorista há um bom tempo estão distanciados da direção municipal do partido, que preconiza a ida para a oposição.

MAIS DE UM
Tudo indicava que o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, seria candidato único à presidência estadual do PSDB. Ontem, surgiu um grupo que lançará o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto.

SEGUNDA INTENÇÃO
O presidente Renan Calheiros afirmou ontem que vai criar um grupo no Senado para examinar as circunstâncias que permitem que servidores públicos recebam acima do teto constitucional de 33 mil e 763 reais. Deveria investigar sem alardes e só depois anunciar os resultados. O que fez foi alertar os gansos.

EXEMPLO VEIO DE CIMA
As fraudes nas provas do Enem expõem outra face da corrupção no país, envolvendo os que querem se dar bem na vida de qualquer jeito. Para pagar os 200 mil reais exigidos pelos espertalhões, os alunos tiveram ajuda dos pais.

PARA EVITAR PERDAS
Foi acertadíssima a decisão dos vereadores, proibindo a concessão de alvará para estabelecimentos que vendem ou fabricam fogos de artifício em Porto Alegre. Quem tiver dúvida converse com médicos plantonistas que atendem vítimas dos foguetes no Hospital de Pronto Socorro.

CAUSA E CONSEQUÊNCIA
Donald Trump representa a escolha do não político e da anti globalização. Adotará medidas protecionistas, provocando o esfriamento da Economia global.

COMO ERA
A 10 de novembro de 2006, os jornais noticiaram que empreiteiras foram as maiores doadoras dos candidatos eleitos ao Congresso Nacional. A verificação ocorreu nas prestações de contas entregues à Justiça Eleitoral. No total, 254 deputados federais e 15 senadores disseram ter recebido ajuda.
Hoje, a intenção de muitos parlamentares é fazer voltar o mecanismo. Não conseguirão.

RÁPIDAS
* Placar da crise: chega a 21 o número de Estados com dificuldades para pagar em dia salários dos servidores.
* A prudência foi morar em Brasília e se instalou na Praça dos Três Poderes.
* O jornalista Afonso Licks autografa, às 18h de hoje na Feira do Livro, “Octávio, o Civil dos 18 do Forte”.
* Em todas as capitais, o Uber entra atropelando a lei. Depois de criar a confusão, tenta formas de conciliar.
* A Câmara dos Deputados voltou atrás: permitirá que a Voz do Brasil seja apresentada entre 19 e 21h.
* Há muitos políticos que nunca dizem não e quase sempre engasgam no sim.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Supremo arquiva inquérito que apurava caixa 2 para Onyx Lorenzoni
Polêmica na praia
https://www.osul.com.br/e-o-comeco/ É o começo 2016-11-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar