Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Economia global deve acelerar expansão, mas incertezas são grandes em todo o planeta

Compartilhe esta notícia:

Estimativas indicam que o PIB mundial avançará 3,2% em 2017, contra 2,9% em 2016 (foto: reprodução)

Incerteza, imprevisibilidade, instabilidade e insegurança. Essas são algumas das palavras mais usadas para descrever o cenário para a economia mundial em 2017. Embora o consenso entre os analistas aponte para um ano de crescimento global mais elevado, o xadrez político preocupa e pode representar uma ameaça a esse avanço. As atenções de todos estão voltadas sobretudo aos Estados Unidos, com a posse de Donald Trump. Além das fronteiras americanas, o ano também será marcado por eventos importantes: na Europa, França e Alemanha podem ver o avanço da extrema-direita nas eleições; na China, ocorrerá o 19 Congresso do Partido Comunista, que acontece a cada cinco anos e decide os próximos líderes do país.

As projeções para a economia mundial são de crescimento um pouco maior que em 2016, mas em ritmo ainda lento. As estimativas indicam que o PIB (Produto Interno Bruto) mundial avançará 3,2% em 2017, contra 2,9% em 2016. O IIF (Instituto para Finanças Internacionais) prevê alta de 2,9%, já levando em conta que os estímulos fiscais prometidos por Trump impulsionem o PIB dos EUA, embora tornem menos favoráveis as expectativas para os emergentes. A agência de classificação de risco Moody’s também prevê expansão maior, mas alerta para o “crescente sentimento protecionista”.

Preocupações
Aos poucos, Trump escolhe sua equipe, mas há dúvidas. O que parece menos turvo é que seu governo reduzirá impostos e aumentará gastos, favorecendo o crescimento. Mas analistas apontam que o estímulo fiscal tende a pressionar os preços e a tensionar a atuação do Fed (Federal Reserve, o banco central americano).

“O governo Trump tem efeitos que se espalham por toda a economia mundial”, diz Charles Collyns, diretor e economista-chefe do IIF.

O professor de economia Otto Nogami acrescenta o efeito Trump sobre as commodities. “O grande comprador de commodities no mundo é a China. À medida que começam a surgir rusgas, isso pode desacelerar o crescimento chinês e, por consequência, arrefecer a alta das commodities. Se isso acontecer, será negativo também para os países da América Latina”, afirmou.

O fator político também é significativo nas duas principais economias da zona do euro: França e Alemanha vão escolher novos líderes. O continente enfrenta uma escalada do nacionalismo de extrema-direita, que se contrapõe à chegada em massa de refugiados vindos de países em conflito. Associado ao nacionalismo está o chamado euroceticismo, descrença no projeto Europeu e desconfiança com relação à burocracia de Bruxelas, na Bélgica, que cresce mesmo entre segmentos moderados do espectro político.

Além disso, o continente europeu enfrenta há anos um problema de ordem econômica. O endividamento na zona do euro está estagnado em patamar elevado, chegando a 90,3% em 2016. O desemprego, sobretudo entre jovens, também tem se mostrado resistentemente elevado desde o início da crise da dívida em 2009. Enquanto isso, o Banco Central Europeu mantém um programa de estímulo que já atingiu a marca de 1 trilhão de dólares, além de impor juros negativos, fatores que levam a distorções no mercado de capitais. Uma das maiores preocupações é com os bancos italianos, que sofrem com alta inadimplência e ameaçam contaminar o sistema bancário da zona do euro. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

A economia brasileira corre o risco de ficar estagnada em 2017
Em busca de custos menores, empresas brasileiras abrem fábricas no Paraguai
https://www.osul.com.br/economia-global-deve-acelerar-expansao-mas-incertezas-sao-grandes-em-todo-o-planeta/ Economia global deve acelerar expansão, mas incertezas são grandes em todo o planeta 2017-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar