Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura Editora Revan lança “Nova Friburgo – 200 anos de luta e resistência”

Compartilhe esta notícia:

Coleção une três obras dos escritores e historiadores João Raimundo de Araújo, Rodrigo Marins Marretto e Ricardo da Gama Rosa Costa. (Foto: Divulgação)

A Coleção intitulada “Nova Friburgo – 200 anos de luta e resistência” será lançada no dia 23/11, sexta-feira, na OAB de Nova Friburgo, às 18 horas. As obras abordam a formação social, cultural e política da cidade, tendo em vista o momento que o País vivia, de abertura dos portos. Tida como a “Suíça brasileira”, os leitores poderão conhecer outras versões sobre Nova Friburgo. A noite também contará com a presença de dois dos autores da Coleção, João Raimundo da Araujo e Rodrigo Marins Marretto, para uma sessão de autógrafos. A entrada é franca e os livros poderão ser adquiridos no local.

A Coleção “Nova Friburgo – 200 anos de lutas e resistência” une as três obras dos escritores e historiadores João Raimundo de Araújo, Rodrigo Marins Marretto e Ricardo da Gama Rosa Costa, respectivamente: “Nova Friburgo: A construção do mito ‘Suíça brasileira”, “A Escravidão velada: Senhores e escravos na formação da Vila de São João Batista de Nova Friburgo (1820-1850)” e “Visões do ’Paraíso Capitalista’ – A construção da hegemonia burguesa na formação de Nova Friburgo”.

Tendo como objeto de estudo a cidade de Nova Friburgo, o lançamento da coleção coincide com o bicentenário do decreto de Dom João VI. Com a abertura dos portos, a chegada de pessoas de diferentes origens interferiu no processo de formação do povo ali já localizado. Esses e outros fatos serão analisados ao longo das obras. Por muito tempo, Nova Friburgo foi vista como a “Suíça brasileira”, acreditando-se ter ficado isenta do trabalho escravo como mão-de-obra, sendo uma sociedade que funcionava a nível europeu. O objetivo do lançamento da coleção não é renegar a influência europeia e, sim, promover reparações históricas, fortalecendo a democracia brasileira.

O volume 1 da coleção “Nova Friburgo: A construção do mito ‘Suíça brasileira”, recai justamente sobre o “Mito da Suíça brasileira”, construção ideológica, datada no âmago do processo industrial vivido por Nova Friburgo, a partir de investimentos efetuados por empresários de nacionalidade ale­mã, iniciado em 1911. “Ao nosso ver, é possível associar o processo industrial em Nova Friburgo com a ideia de modernização e, consequentemente, com a ideologia da Suíça brasileira”, diz o autor João Raimundo de Araújo.

Já o volume 2, “A Escravidão velada: Senhores e escravos na formação da Vila de São João Batista de Nova Friburgo (1820-1850)”, tem como objeto revelar a vida material da vila de Nova Friburgo, na primeira metade do século XIX e captar as sociabilidades intrínsecas às vivências dos senhores com variados extratos sociais, sobretudo com escravos. Depois de entender que os escravos eram parte fundamental da estrutura social da vila, o autor aprofunda sua pesquisa através da análise das cartas de alforria. As cartas permitiram que ele mergulhasse no universo escravo e percebesse como os africanos e crioulos acessavam de forma diferente a liberdade e também como se dava a dinâmica social da época.

Por fim, o terceiro volume, “Visões do ‘Paraíso Capitalista’ – A construção da hegemonia burguesa na formação de Nova Friburgo”, revisita a abordagem de Nova Friburgo como um espaço pacífico, sem conflitos, ordeiro e civilizado, mostrando que a luta de classes sempre se fez presente por meio das greves operárias. Além da estruturação de organizações representativas dos trabalhadores, como os sindicatos.

Dessa maneira, a Revan disponibiliza no mercado essa coleção que busca contribuir para a compreensão da história do Brasil, atuando na conscientização de classes sociais e manutenção da democracia.

Ficha Técnica

Editora: Revan

Preço: Unidade: 60 reais

Box: 180 reais

Autores: João Raimundo de Araújo, Rodrigo Marins Marretto e Ricardo da Gama Rosa Costa

ISBN: 9788571066175

Idioma: Português

Edição: 1ª

Encadernação: Brochura

Número de Páginas: 728 páginas

Formato: 16 X 23

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Uma exposição do Museu de Arte Contemporânea em Porto Alegre apresenta 94 obras
Atriz que confrontou Bolsonaro em documentário aparece de surpresa em evento em São Paulo e comenta tristeza com a eleição presidencial no Brasil
https://www.osul.com.br/editora-revan-lanca-nova-friburgo-200-anos-de-luta-e-resistencia/ Editora Revan lança “Nova Friburgo – 200 anos de luta e resistência” 2018-12-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar