Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Presa quadrilha de traficantes que planejava executar uma delegada no Rio Grande do Sul

Editora Revan lança “Nova Friburgo – 200 anos de luta e resistência”

Coleção une três obras dos escritores e historiadores João Raimundo de Araújo, Rodrigo Marins Marretto e Ricardo da Gama Rosa Costa. (Foto: Divulgação)

A Coleção intitulada “Nova Friburgo – 200 anos de luta e resistência” será lançada no dia 23/11, sexta-feira, na OAB de Nova Friburgo, às 18 horas. As obras abordam a formação social, cultural e política da cidade, tendo em vista o momento que o País vivia, de abertura dos portos. Tida como a “Suíça brasileira”, os leitores poderão conhecer outras versões sobre Nova Friburgo. A noite também contará com a presença de dois dos autores da Coleção, João Raimundo da Araujo e Rodrigo Marins Marretto, para uma sessão de autógrafos. A entrada é franca e os livros poderão ser adquiridos no local.

A Coleção “Nova Friburgo – 200 anos de lutas e resistência” une as três obras dos escritores e historiadores João Raimundo de Araújo, Rodrigo Marins Marretto e Ricardo da Gama Rosa Costa, respectivamente: “Nova Friburgo: A construção do mito ‘Suíça brasileira”, “A Escravidão velada: Senhores e escravos na formação da Vila de São João Batista de Nova Friburgo (1820-1850)” e “Visões do ’Paraíso Capitalista’ – A construção da hegemonia burguesa na formação de Nova Friburgo”.

Tendo como objeto de estudo a cidade de Nova Friburgo, o lançamento da coleção coincide com o bicentenário do decreto de Dom João VI. Com a abertura dos portos, a chegada de pessoas de diferentes origens interferiu no processo de formação do povo ali já localizado. Esses e outros fatos serão analisados ao longo das obras. Por muito tempo, Nova Friburgo foi vista como a “Suíça brasileira”, acreditando-se ter ficado isenta do trabalho escravo como mão-de-obra, sendo uma sociedade que funcionava a nível europeu. O objetivo do lançamento da coleção não é renegar a influência europeia e, sim, promover reparações históricas, fortalecendo a democracia brasileira.

O volume 1 da coleção “Nova Friburgo: A construção do mito ‘Suíça brasileira”, recai justamente sobre o “Mito da Suíça brasileira”, construção ideológica, datada no âmago do processo industrial vivido por Nova Friburgo, a partir de investimentos efetuados por empresários de nacionalidade ale­mã, iniciado em 1911. “Ao nosso ver, é possível associar o processo industrial em Nova Friburgo com a ideia de modernização e, consequentemente, com a ideologia da Suíça brasileira”, diz o autor João Raimundo de Araújo.

Já o volume 2, “A Escravidão velada: Senhores e escravos na formação da Vila de São João Batista de Nova Friburgo (1820-1850)”, tem como objeto revelar a vida material da vila de Nova Friburgo, na primeira metade do século XIX e captar as sociabilidades intrínsecas às vivências dos senhores com variados extratos sociais, sobretudo com escravos. Depois de entender que os escravos eram parte fundamental da estrutura social da vila, o autor aprofunda sua pesquisa através da análise das cartas de alforria. As cartas permitiram que ele mergulhasse no universo escravo e percebesse como os africanos e crioulos acessavam de forma diferente a liberdade e também como se dava a dinâmica social da época.

Por fim, o terceiro volume, “Visões do ‘Paraíso Capitalista’ – A construção da hegemonia burguesa na formação de Nova Friburgo”, revisita a abordagem de Nova Friburgo como um espaço pacífico, sem conflitos, ordeiro e civilizado, mostrando que a luta de classes sempre se fez presente por meio das greves operárias. Além da estruturação de organizações representativas dos trabalhadores, como os sindicatos.

Dessa maneira, a Revan disponibiliza no mercado essa coleção que busca contribuir para a compreensão da história do Brasil, atuando na conscientização de classes sociais e manutenção da democracia.

Ficha Técnica

Editora: Revan

Preço: Unidade: 60 reais

Box: 180 reais

Autores: João Raimundo de Araújo, Rodrigo Marins Marretto e Ricardo da Gama Rosa Costa

ISBN: 9788571066175

Idioma: Português

Edição: 1ª

Encadernação: Brochura

Número de Páginas: 728 páginas

Formato: 16 X 23

 

Deixe seu comentário: