Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cultura Educação e Cultura promovem atividades no Dia da Criança em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Apresentação do musical A Arca de Noé. (Foto: Angela Alegria/Divulgação/PMPA)

Em comemoração ao Dia da Criança, as secretarias da Cultura (SMC) e de Educação (Smed) promovem, na quinta-feira (12), uma série de atividades culturais, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodriges (av. Erico Verissimo, 307). As atividades terão início às 10h e se estendem até as 18h. Estão programadas peças de teatro, musicais, atividades lúdicas de leitura, além de um espaço de criação. Veja programação completa abaixo .

Com a parceria do projeto Inclusão Em Cena, ocorrerá um grande encontro dos grupos que participam do projeto onde alguns espetáculos farão apresentações. Entre eles, Arca de Noé, Andarilho e Contos da Floresta, além do espetáculo O Mirabolante Rei das Tretas, que está em cartaz na Sala Álvaro Moreira. outros destaques do dia ficam por conta da Escolinha Bike, distribuição de livros infantis Pegue e Leve infantil, Bordado Inventado no Jardim (roda de bordado livre e conversa – Atelier Livre – coletivo A Carroça), além do Espaço de Criação da Smed, no qual a proposta é desenvolver diversas atividades relacionadas às artes e à literatura. Serão realizadas sonorizações de histórias/poemas, bem como criações musicais diversos.

Inclusão Em Cena – Teve sua primeira edição no ano passado, reunindo uma média de 20 mil espectadores, com a proposta de retomar um antigo projeto do Porto Alegre em Cena denominado “Descentralização em Cena”. Neste ano, o projeto ocorre no início do mês de outubro, em comemoração à semana da criança. Todas as atividades são realizadas de forma gratuita, democrática, acessível e descentralizada. O público é formado por crianças entre 4 e 11 anos de idade em fase pré-escolar e escolar. Em uma atuação conjunta com as secretarias de Educação e da Cultura de Porto Alegre, o Inclusão em Cena busca envolver também a família e a comunidade, atuando na formação de plateia nas mais diversas regiões da cidade.

Contos da Floresta – Num pequeno bosque, coisas estranhas estão ocorrendo, envolvendo personagens engraçados e assombrações. Descontraído e muito animado, Contos da Floresta é um espetáculo de teatro de bonecos, que reúne várias técnicas de manipulação. O gaúcho Gaudêncio fez uma aposta com os amigos, terá que ficar na floresta que dizem ser mal assombrada. Ele acha que esse negócio de assombração não existe. Eis que as assombrações começam a aparecer de todos os lados. A história traz personagens, como Boi Tatá, Mula sem cabeça e lobisomem.

O Mirabolante Rei das Tretas – Um espetáculo dinâmico e divertido idealizado para adolescentes e crianças, mas que agrada ao público geral devido às situações hilárias que são apresentadas. É livremente inspirado na clássica obra A Roupa Nova do Rei (de 1837), do dinamarquês Hans Christian Andersen, e na obra O Inspetor Geral (de 1836), do russo Nikolai Gogol.

Situada em um reino muito esquisito, perdido no tempo e no espaço, a história narra as aventuras e desventuras de um rei que faz de tudo (ou manda seus súditos fazerem por ele) para realizar seu sonho fútil de possuir a mais mágica e preciosa das roupas.

A Arca de Noé – Os poemas da Arca de Noé foram escritos por Vinícius de Moraes e são apresentados em uma montagem deste musical, dirigido por Zé Adão Barbosa. Na história, uma trupe de artistas circenses canta o que ocorreu com os bichos depois que as águas do grande dilúvio baixaram e a arca de Noé desceu à terra. Os atores interpretam as canções mais conhecidas das últimas gerações de crianças brasileiras, apresentando o macaco que diz que é arquiteto e constrói uma casa muito engraçada; as abelhas que fazem mel para alimentar a família de Noé e os companheiros; as girafas que limpam as nuvens; o leão, que cria novas regras; o urso velho, que canta para a criançada; a corujinha, que acorda a turma pela manhã e o pato, bem… o pato é uma história à parte.

Escolinha Bike – As ciclovias chegaram para ficar e, com elas, a necessidade de formar cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com esse novo modelo de cidade, onde as bicicletas deixam de ser coadjuvantes no trânsito. Com foco em crianças de 2 a 7 anos de idade, a Escolinha Bike tem o objetivo de ensinar aos pequenos como andar de bicicleta em centros urbanos de forma segura.

Programação completa

10h às 18h – Escolinha Bike
11h – A Arca de Noé – Musical infantil
11h às 13h – Bordado Inventado, no Jardim do Centro Municipal de Cultura – Roda de bordado livre e conversa, aberta a adultos e crianças – coletivo A Carroça e Atelier livre
14h – Contação de histórias do Teatro Ateliê
15h – Concerto didático com a Banda Municipal
16h – O Mirabolante Rei das Tretas na Sala Álvaro Moreyra – teatro infantil
17h – Contos da Floresta – teatro de bonecos
10h às 17h – Distribuição de livros infantis
11h às 17h – Espaço de criação da Secretaria Municipal de Educação

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cultura

Crise econômica gera crise política, diz presidente do Senado
Presidente da Câmara dos Deputados entrega documentos em sua defesa à imprensa
https://www.osul.com.br/educacao-e-cultura-promovem-atividades-no-dia-da-crianca-em-porto-alegre/ Educação e Cultura promovem atividades no Dia da Criança em Porto Alegre 2017-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar