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Política Eleitores estão fartos de notícias sobre corrupção, aponta pesquisa

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Brasil tem o segundo Congresso mais caro do mundo, atrás apenas dos EUA; maior parte do orçamento vai para salários e benefícios do Legislativo. (Foto: Reprodução)

As recorrentes notícias dos desmandos cometidos por agentes públicos no País estão deixando o eleitorado farto do tema, indica levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Uninassau. De acordo com a pesquisa O Eleitor e suas Visões de Mundo, que, segundo o cientista político Adriano Oliveira, usa princípios da psicologia e da economia comportamental para tentar decifrar o que o eleitorado espera para o Brasil e que decisões deseja tomar nas próximas eleições, 63% dos entrevistados afirmou que já está cansado da divulgação diária de denúncias de corrupção na imprensa. Apenas 17% do total de pesquisados disse estar interessado no assunto.

“Com esse resultado percebemos que a população está cheia de ouvir falar sobre corrupção. O povo quer ouvir notícias de crescimento econômico, emprego, segurança pública. O País agora quer mais”, analisou Oliveira. O estudo ouviu 624 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 5 de outubro de 2017. O número de entrevistas tem nível de confiabilidade estimado em 95% e uma margem de erro de 4,0 pontos percentuais.

Questionados acerca da colaboração que a imprensa dá ao divulgar o envolvimento de políticos com atos de corrupção, 47% das pessoas consultadas disseram acreditar que o setor não contribui para nada e 40% afirmaram que ele ajuda a livrar a política dos corruptos. Do total de entrevistados, 5% respondeu que a imprensa contribui para condenar injustamente os políticos.

Falando sobre as eleições presidenciais do próximo ano, 58% dos entrevistados responderam que, caso reconhecessem, neste instante, que as suas vidas estão melhorando, votariam em um candidato que trouxesse a certeza de que tudo continuaria a melhorar. Aquele que ressaltasse o bom passado do País receberia os votos de 20% dos que participaram do estudo.

Para Oliveira, os números mostram que, mais do que a alternância do poder, os eleitores anseiam por representantes que consigam mudar efetivamente o quadro econômico nacional. “Uma parcela dos eleitores quer que ocorra uma mudança no Brasil, que pode ser radical ou não, com alteração de atores políticos ou não, mas que acima de tudo nos leve a um novo momento”, acrescentou o estudioso.

Com 71% dos participantes do levantamento afirmando que creem que há crise econômica no País, 88% disse admirar presidentes e governadores que contribuíram para que essa crise fosse superada.

Outra pesquisa

Nos últimos anos, os escândalos de corrupção desencadearam uma forte crise de representatividade que abalou políticos e partidos. Segundo uma pesquisa que acaba de ser divulgada pela Transparência Internacional, 78% dos brasileiros acreditam que a corrupção aumentou nos últimos 12 meses. “Há um desencantamento com a política institucional e uma percepção de que todos os partidos agem de forma ilícita”, afirma Esther Solano, doutora em ciências sociais e pesquisadora da Unifesp. Mudar esse quadro exige novas formas de atuação, capazes de vencer a inércia e o ceticismo que abala parte da sociedade. Um levantamento do Instituto Update mapeou 700 iniciativas que reduzem a distância entre a sociedade e o poder público em toda a América Latina.

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