Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Eleitores franceses vão às urnas em sete cidades brasileiras

Compartilhe esta notícia:

Votação ocorreu entre 8h e 19h em sete cidades brasileiras, com cédulas de papel. (Foto: Reprodução)

Cerca de 14,5 mil eleitores franceses residentes no Brasil estavam aptos a votar neste sábado (6) na disputa pela presidência da França entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Na França, a votação acontece neste domingo (7), mas os cidadãos franceses que vivem em todo o continente americano já podem ir às urnas.

No Brasil, a votação se realizou em sete cidades: Brasília, na Embaixada da França; Rio de Janeiro, no consulado da França; São Paulo, no Liceu Francês; Recife, na Aliança Francesa; Salvador, na agência consular da França; Belo Horizonte, na agência consular da França; Curitiba, na Aliança Francesa.

As urnas foram abertas às 8h e fechadas às 19h. O voto foi facultativo. Os votos foram colhidos em cédulas de papel. Ao final da votação, equipes nos locais de votação começaram a apurar os votos, que foram enviados a Paris no mesmo dia, segundo a Embaixada da França.

Nas Américas, a votação se realizou neste sábado em razão do fuso horário, para evitar que eleitores votem com o resultado já conhecido. Paris está 5 horas adiantadas em relação ao horário de Brasília.

O resultado oficial da disputa de segundo turno deverá ser divulgado por volta do meio-dia de segunda-feira (8), mas as pesquisas de boca de urna já poderão indicar o possível vencedor a partir das 15h deste domingo.

Na votação de primeiro turno, cerca de 4,6 mil eleitores franceses foram às urnas no Brasil, cerca de 32% do grupo apto a votar. No Brasil, a comunidade francesa – incluindo cidadãos nascidos em outros países – tem cerca de 20 mil pessoas. (AG)

 

 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O ex-presidente Lula disse que, se quiserem o “pegar”, terão que competir com ele pelas ruas do País
Ex-presidente da Funai afirma que deputado nomeou 20 pessoas “que nunca viram índio”
https://www.osul.com.br/eleitores-franceses-vao-as-urnas-em-sete-cidades-brasileiras/ Eleitores franceses vão às urnas em sete cidades brasileiras 2017-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar