Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em brevíssimo tempo os juros no Brasil cairão à casa de 1 dígito, diz o presidente Michel Temer

Compartilhe esta notícia:

Temer destacou reformas e disse que Rússia e Brasil tem economias semelhantes. (Foto: Beto Barata/PR)

O presidente da República, Michel Temer, reuniu-se por mais de duas horas com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nessa quarta-feira (21), no Kremlin, em Moscou. Na oportunidade, o brasileiro afirmou que os juros praticados pelo Banco Central vão “em brevíssimo tempo” cair à casa de 1 dígito.

O encontro bilateral foi o primeiro desde o início da gestão do brasileiro. Em um rápido diálogo aberto aos jornalistas, Putin lembrou que a cooperação bilateral é estreita tanto no interior dos Brics, quanto no G-20, e que o Brasil “é um dos principais parceiros na América Latina”. O presidente russo lamentou a queda no comércio bilateral em 2016 e disse que os dois países devem trabalhar para aprofundar as trocas.

Temer afirmou que está em sua quarta visita a Moscou e em um segundo encontro com Putin. E que os resultados têm sido “sempre muito positivos”. “Temos economias parecidas”, disse.

O presidente mencionou ainda as reformas em curso – sem fazer alusão alguma à reforma trabalhista, que enfrentou uma derrota na terça, 20, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado -, o combate à inflação e a política de juros. “Em brevíssimo tempo teremos juros de 1 dígito no País”, disse Temer. Temer defendeu ainda um diálogo franco e aberto no G-20 e no grupo de grandes emergentes BRICS, além das Nações Unidas, “onde nós defendemos sempre as mesmas teses”.

Entrevista

O presidente Michel Temer concedeu entrevista coletiva a jornalistas, em Moscou, na Rússia, e afirmou que a crise política não atrapalha o avanço econômico do Brasil. Ele citou o aumento do Produto Interno Bruto após dois anos de queda.

“Tanto não atrapalha que vocês vejam que neste primeiro trimestre houve um aumento de 1% no PIB e os indicativos são todos no sentido de que este aumento vai continuar. A inflação hoje é menos de 4%, não é? Quando nós chegamos ao governo estava em torno de 10% e vocês sabem que até o final do ano estará abaixo do centro da meta, que é 4,5%. Aliás, eu tenho lido em vários articulistas exatamente isso: crise política não prejudica hoje a economia”, disse o presidente após um seminário de captação de investimentos russos para o Brasil.

Além disso, agradeceu publicamente o apoio da Rússia que, de acordo com o presidente, manteve o comércio de carne com o Brasil durante a crise que o setor viveu com as investigações da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. O presidente classificou a operação como “coisa hipotética”. “Quando se lançou aquela coisa hipotética, da chamada Carne Fraca, era para atingir dois ou três frigoríficos. A Rússia, que é grande adquirente de carnes suínas, bovinas e frangos, não se alterou, continuou a importar da mesma maneira. O que eu quero é incentivar a importação […]”, disse.

O presidente também foi questionado sobre o relatório que está sendo preparado pela PF (Polícia Federal) a partir das delações da JBS, que envolvem seu nome. O prazo inicial para concluir a investigação terminou na terça (19) e a PF pediu mais prazo . Sobre o assunto, o presidente foi breve: “Vamos esperar. Isso é juízo jurídico”. (ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Insatisfeito com o desmatamento nos últimos dois anos, o principal doador internacional para evitar o desmatamento na Amazônia questionará Michel Temer sobre os rumos da política ambiental do Brasil
Advocacia-Geral da União pede ao TCU bloqueio dos bens da JBS
https://www.osul.com.br/em-brevissimo-tempo-os-juros-no-brasil-cairao-casa-de-1-digito-diz-o-presidente-michel-temer/ Em brevíssimo tempo os juros no Brasil cairão à casa de 1 dígito, diz o presidente Michel Temer 2017-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar