Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em crise, Venezuela adianta relógio 30 minutos para economizar energia

Compartilhe esta notícia:

Homem usa uma vela para ler durante o apagão diário programado para San Cristóbal, na Venezuela (Foto: AFP)

Os venezuelanos adiantaram seus relógios neste domingo (01) em 30 minutos em um esforço do governo para encarar a crise energética. A mudança do fuso oficial do país para quatro horas a menos que o meridiano de Greenwich é uma das tentativas do presidente Nicolás Maduro para reduzir o consumo de energia na Venezuela, que enfrenta atualmente não apenas racionamento programado de energia como também apagões imprevistos de várias horas.

Em 9 de dezembro de 2007, o governo de Hugo Chávez havia adiantado em 30 minutos seu fuso oficial com o mesmo objetivo de poupar energia. O governo Maduro coloca a culpa da crise elétrica no fenômeno El Niño, dizendo que a seca trazida por ele é a pior enfrentada em 40 anos e que esvaziou represas como a de El Guri, responsável pela geração de 70% da eletricidade da Venezuela.

As medidas para reduzir o consumo incluem ainda a redução da jornada de trabalho no setor público a apenas dois dias por semana e a redução da semana de aulas nas escolas para quatro dias, de segunda a quinta. Os centros comerciais trabalham também em horários menores e devem gerar parte da energia que utilizam.

Segundo o Banco Central da Venezuela, 2015 fechou com retração econômica de 5,7% e inflação de 180,9%. A inflação esperada para este ano é de 720%, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional). Além disso, o país atravessa uma grave escassez de produtos básicos, de comida a remédios. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A venda de aparelhos de TV deve crescer 22% por causa da Copa do Mundo
Indústria perde espaço na economia da maioria dos estados
https://www.osul.com.br/em-crise-venezuela-adianta-relogio-30-minutos-para-economizar-energia/ Em crise, Venezuela adianta relógio 30 minutos para economizar energia 2016-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar