Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Em depoimento à Justiça Federal, Lula nega ter obstruído as investigações da Lava-Jato e diz ser vítima de um “massacre”

Compartilhe esta notícia:

Lula prestou depoimento em Brasília (Foto: AE)

Em depoimento de cerca de uma hora à Justiça Federal em Brasília nesta terça-feira (14), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que tenha atuado para obstruir as investigações da Operação Lava-Jato. Ele disse também, em alusão às apurações envolvendo o seu nome, que há três anos vem sendo vítima de um “massacre”.

Lula é um dos sete réus em uma ação penal que investiga suspeita de obstrução dos trabalhos da Lava-Jato. O processo, aberto em julho do ano passado, investiga se houve uma tentativa do grupo de convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a não fechar acordo de delação premiada.

Essa é a primeira vez que Lula prestou depoimento como réu na Lava-Jato. Questionado pelo juiz federal Ricardo Leite se os fatos presentes na denúncia são verdadeiros ou falsos, o ex-presidente respondeu que são falsos.

“Há mais ou menos três anos, doutor, eu tenho sido vítima de uma, eu diria, quase que de um massacre. Ou seja, eu acho que todos aqui tem dimensão que um cidadão que foi um presidente da República de repente é pego de surpresa por manchetes de jornais e televisão todo dia, todo santo dia, no café da manhã, no almoço e na janta alguém insinuando ‘tal empresário vai prestar uma delação e vai acusar o Lula, tal deputado vai prestar uma delação e vai acusar o Lula. Agora vou prender fulano, agora vão pegar o Lula, prenderam o Bumlai, vai delatar o Lula, prenderam o Delcídio, vai delatar o Lula, prenderam o papa, vão delatar o Lula’. Estou esperando pacientemente”, afirmou o petista.

Lula também enfatizou que entre os presos na Lava-Jato não há ninguém que tenha dado ou recebido dinheiro dele. “Eu duvido, antes, durante e depois [do mandato], os que estão presos e os que vão ser presos, que tenha um empresário, um político, que tenha a coragem de dizer que um dia me deu dez reais, que tenha coragem de dizer que Lula deu cinco centavos pra ele.”

Durante o depoimento, Lula afirmou que os fatos apresentados se tratam de “ilações”. Disse também que os governos do PT fizeram com que as instituições no Brasil fossem fortalecidas. “Me ofende profundamente a insinuação de que o PT é organização criminosa”, disse. “A Procuradoria não existia, era uma peça de ficção quando cheguei no governo”, completou.

“Fiquei oito anos no meu mandato, doutor, oito anos sem ir em um jantar, um aniversário, um casamento exatamente para não dar pretexto de aparecer aqueles que vão tomar meu champanhe e pedir um favor e vem tirar fotografia com celular para depois depois explorar essa fotografia”, declarou o ex-presidente ao juiz.

Delcídio do Amaral

Lula disse ainda que ficou “chateado” com as declarações do senador cassado Delcídio do Amaral, que era do PT. Em delação premiada, Delcídio afirmou que o ex-presidente tinha conhecimento do esquema de corrupção que atuou na Petrobras e agiu para barrar as investigações da Lava-Jato.

“Eu fico chateado por uma ilação feita nesse processo contra mim pelo senador Delcídio. Portanto, eu gostaria de dizer que eu estou aqui para responder a toda e qualquer pergunta”, ressaltou Lula.

Ele ainda afirmou que não é contra a Lava-Jato. “Tem gente que acha que eu sou contra a Lava-Jato. Pelo contrário, eu quero que a Lava-Jato vá fundo para ver se acaba com a corrupção”, ressaltou o ex-presidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Fimec 2017 desfila tendências em ícone e campanha criados pela SPR
Donald Trump deixará 24 milhões de norte americanos sem plano de saúde
https://www.osul.com.br/em-depoimento-justica-federal-lula-nega-ter-obstruido-investigacoes-da-lava-jato-e-diz-ser-vitima-de-um-massacre/ Em depoimento à Justiça Federal, Lula nega ter obstruído as investigações da Lava-Jato e diz ser vítima de um “massacre” 2017-03-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar