Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em discurso, papa critica má gestão da economia e diz que exclusão social é “ofensa grave”

Compartilhe esta notícia:

presença do Papa marca a celebração dos 70 anos da Assembleia Geral. (Foto: Reprodução)

O Papa Francisco discursou hoje na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Ele criticou os órgãos financeiros internacionais e o uso indiscriminado do planeta que prejudica a natureza e os mais pobres. A presença do Papa marca a celebração dos 70 anos da Assembleia Geral.

“Os organismos financeiros internacionais devem velar pelo desenvolvimento sustentável dos países e não a submissão asfixiantes destes por sistemas de crédito que, longe de promover o progresso, submetem as populações a mecanismos de maior pobreza, exclusão e dependência”, afirmou o pontífice. “Nenhum humano, indivíduo ou grupo pode se considerar onipotente e autorizado a passar por cima do direito dos outros”, disse. Ele ainda condenou a “má gestão irresponsável da economia global”, que não pode ser guiada pela “ambição de riqueza e poder”.

Por isso, o Papa clamou por “conceder a todos os países, sem exceção”, uma participação e incidência real e equitativa nas decisões desses órgãos, no Conselho de Segurança da ONU e em mecanismos criados para afrontar as crises econômicas. Para ele, a exclusão econômica e social é uma “grave ofensa” aos direitos humanos e ao ambiente.
Francisco ainda condenou a “colonização ideológica” na qual países ricos tentam impor seus “modelos de estilo de vida anômalos” a nações em desenvolvimento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Rock in Rio muda regras e autoriza entrada de protetor solar, guarda-chuva e garrafa de água
O ministro Luiz Edson Fachin transferiu para o plenário do Supremo o julgamento da ação da Procuradoria-Geral da República que tenta anular a soltura dos deputados do Rio de Janeiro presos por corrupção
https://www.osul.com.br/em-discurso-papa-critica-ma-gestao-da-economia-e-diz-que-exclusao-social-e-ofensa-grave/ Em discurso, papa critica má gestão da economia e diz que exclusão social é “ofensa grave” 2015-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar