Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Em meio à crise, Dilma muda de hábito e não lê mais jornais

Compartilhe esta notícia:

Presidenta Dilma mantém bom humor. (Foto Ueslei Marcelino/Reuters)

Submersa por uma crise sem paralelos nas últimas duas décadas, a presidenta Dilma Rousseff tem mudado alguns hábitos. Antes leitora contumaz da imprensa, ela já não acompanha mais os jornais brasileiros como fazia todas as manhãs na hora do café. Vez ou outra, até navega por notícias internacionais. Mas só.

Com bastante frequência, é algum assessor que lhe chama a atenção para algum assunto específico na mídia. Assim, Dilma repete o hábito de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que considerava que a imprensa só trazia más notícias e achava melhor ignorá-las. No auge do escândalo do mensalão, em 2005, o antecessor parou de ler periódicos e chegou a se gabar disso.

No entorno presidencial, há a percepção de que a mandatária pode estar em fase de negação da realidade, deslocada da seriedade da crise. Outros rejeitam a hipótese e lembram que, em jantar recente no Palácio da Alvorada, ela mesma disse não estar “nem deprimida, nem alheia”. Eles afirmam que a atitude reflete um traço de personalidade da chefe, de exibir autocontrole em momentos de maior dificuldade para evitar uma queda generalizada no ânimo, perceptível em toda a Esplanada dos Ministérios.

Apesar do cenário “sombrio”, como definiram até mesmo ministros próximos nos últimos dias, Dilma, conhecida pelo estilo de cobrança dura e intempestiva, tem demonstrado alguma tranquilidade nos bastidores e, não raro, até bom humor.

Na quinta-feira, ao tomar conhecimento dos índices recordes de impopularidade (apenas 8% de ótimo e bom) apurados pelo Datafolha, ela se limitou a reclamar do fato de a apresentação da sondagem ter coincidido com o programa do PT, divulgado naquele mesmo dia.

O bom humor presidencial não contaminou sua equipe. O clima no Planalto é de apreensão. Como disse um auxiliar próximo, pedindo anonimato: “Estamos descendo a ladeira sem freios, e ainda não conseguimos dar um cavalo de pau”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Médicos não querem que o governo crie o Cadastro Nacional de Médicos Especialistas
Ministro do Supremo pede à Polícia Federal que formule perguntas para interrogatório de Temer em investigação
https://www.osul.com.br/em-meio-a-crise-dilma-muda-de-habito-e-nao-le-mais-jornais/ Em meio à crise, Dilma muda de hábito e não lê mais jornais 2015-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar