Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Em noite de homenagem, Antonio Pitanga aplaude o cinema brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Antonio Pitanga participa desde a 2ª edição. (Foto: Divulgação/Diego Vara/Pressphoto)

Poucos atores representam o cinema brasileiro e acompanham de forma tão íntima o Festival de Gramado como Antonio Pitanga. Homenageado da 45ª edição com o Troféu Cidade de Gramado, o ator viveu, na noite desta terça-feira (23), momentos de emoção no Palácio dos Festivais que, segundo ele, fizeram “uma tempesteda que balançou todo o arvoredo que existe dentro de mim”.

Aplaudido de pé pela plateia entusiasmanda do Palácio, o ator quebrou o protocolo e chamou ao palco a filha Camila Pitanga, que também homenageou o pai. “Estamos falando de um homem, de uma geração, que resistiu e resiste com amor, alegria e amizade, que dá a mão, não tem medo de mostrar a cara, de arriscar, se colocar à toda prova. Ele é uma luz, um farol para todos nós que vivemos tempos onde, apesar das diferenças, é preciso lutar, resistir. Paizão, vou estar sempre te aplaudindo, como aquela menina de sete anos dos bastidores que te via em cena tão encantado”, disse a atriz, emocionada e com voz embargada.

Já o homenageado, com a desenvoltura e carisma de sempre, estendeu a sua homenagem a todo o cinema brasileiro, que, para ele, é o melhor do mundo. “Somos fazedores de emoções, contadores de histórias. Temos uma autenticidade genuinamente brasileira. Não copiamos ninguém, é autoria pura. Mais do que isso, somos o coletivo. Por isso, quando vocês me homenageiam, vocês homenageiam o cinema brasileiro. Sou Cacá Digues, Glauber Rocha, Roberto Pires, Walter Lima Jr., Anselmo Duarte, Ruy Guerra e tantos outros profissionais do nosso cinema”, bradou Pitanga.

Rememorando as primeiras edições do Festival na década de 1970 e os tempos de ditadura, o homenageado fez questão de expressar seu carinho pela cidade e pelo evento, onde já participou diversas vezes, seja como jurado, participante de filme concorrente e agora homenageado. “Estamos em um município que é a mais bela tribuna cidadã que o cinema teve e tem. Gramado exerce papel fundamental na formação cultural, social, racial e de gênero e democracia no Brasil. É um evento que começou correndo à boca miúda, e depois varreu o interior do Rio Grande do Sul e todo país. Não dá para descolar a história de Gramado da história do cinema brasilerio”, avaliou. Emocionado, ele finalizou: “Nessa noite, eu sou criança, sou jovem, sou o Brasil de ontem e o Brasil de hoje, sempre vigilante por uma democracia plenamente justa”.

EcoCinema promove sessões e oficinas em escolas municipais

O projeto EcoCinema está itinerando com atividades pelas escolas municipais de Gramado. Desde a terça e até a sexta-feira, as crianças das escolas Vicente Casagrande, Gentil Bonato, Dr. Carlos Nelz Caíque e Mosés Bazzi, participam do projeto. Há programas diferentes, dependendo da escola e da faixa etária dos estudantes. Para alguns, serão rodadas animações com conteúdo educativo e oferecidas oficinas sobre energia solar.

Em outros casos, o EcoCInema conecta-se ao Programa Educacional de Resistência às Drogas, implantado na cidade, e projeta animações com conteúdo temático, que mostra de forma positiva os vários caminhos que a vida oferece, visando formar uma estrutura para dizer não as drogas. Essas sessões ocorrem sob a chancela do 45º Festival de Cinema de Gramado com o EcoCinema e o grupo Gramado na Real, que tem objetivos afins.

Para concluir sua participação no evento serrano, no próximo sábado, às 19h, o projeto fará uma sessão pública em Gramado, na Praça das Comunicações, quando exibirá o longa “Fonte da Juventude”, de Estevão Ciavatta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Noite para reconhecer o brilho de Soledad Villamil no 45º Festival de Cinema de Gramado
Selton Mello aparece em premiação com 10 quilos a menos: “Quero chegar aos 50 gostosão”
https://www.osul.com.br/em-noite-de-homenagem-antonio-pitanga-aplaude-o-cinema-brasileiro/ Em noite de homenagem, Antonio Pitanga aplaude o cinema brasileiro 2017-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar