Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em processo inédito, Organização das Nações Unidas escolhe o seu próximo secretário-geral

Compartilhe esta notícia:

Sul-coreano Ban Ki-moon (Foto: AFP)

O processo de sucessão do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) mudou neste ano, pela primeira vez na história. Esse novo modelo, com entrevistas aos pretendentes ao cargo, visa dar mais transparência à eleição, que definirá o sucessor do sul-coreano Ban Ki-moon.  Os candidatos foram a audiências públicas, transmitidas ao vivo pelo site das Nações Unidas.

Ao longo de sete décadas, o processo de seleção foi mantido a portas fechadas, com a escolha feita pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França e China. De acordo com o Artigo 97 da Carta das Nações Unidas, “o secretário-geral deve ser nomeado pela Assembleia Geral, mediante recomendação do Conselho de Segurança”.

A decisão requer pelo menos nove votos a favor, incluindo os dos cinco membros permanentes que têm poder de veto. Até o momento, já foram feitas cinco rodadas de votação secreta, onde os membros do Conselho de Segurança (os cinco permanentes e os outros dez) votaram em cada um dos candidatos, apoiando, discordando ou abstendo-se.

Assim que um candidato reunir nove votos entre os 15 países-membros e a aprovação de todos os membros permanentes, o conselho recomendará o seu nome para aprovação pela Assembleia Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

Candidatos

Neste momento, o lugar de secretário-geral da ONU é disputado por nove candidatos, sendo quatro mulheres.  Os oito secretários-gerais da história da ONU foram homens. O ex-primeiro-ministro de Portugal António Guterres venceu as quatro primeiras votações para o cargo, que ocorreram nos dias 21 de julho, 5 de agosto, 29 de agosto e 9 de setembro deste ano. A próxima votação está agendada para o dia 4 de outubro. Ban Ki-moon deixará o cargo, após o seu segundo mandato, em 31 de dezembro deste ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presidente da Venezuela afirma que pretende melhorar a relação do país com os Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou o encontro que teria com o ditador norte-coreano Kim Jong-un
https://www.osul.com.br/em-processo-inedito-organizacao-das-nacoes-unidas-escolhe-o-seu-proximo-secretario-geral/ Em processo inédito, Organização das Nações Unidas escolhe o seu próximo secretário-geral 2016-09-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar