Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Em troca de mensagens, presidente da Câmara dos Deputados indaga se empreiteiro esqueceu dele

Compartilhe esta notícia:

Em mensagens, presidente da Câmara cita o vice-presidente Michel Temer. Foto: Reprodução

Uma série de mensagens trocadas entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro mostra, em várias ocasiões, o peemedebista cobrando do empreiteiro repasse de dinheiro para ele e para aliados políticos.

As dezenas de mensagens trocadas entre os dois foram apreendidas no celular do ex-dirigente da empreiteira e fazem parte das investigações da Operação Lava-Jato, da qual Cunha foi denunciado pela PGR (Procuradoria Geral da República) por suposto envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Em dezembro, o Blog do Matheus Leitão já havia divulgado parte das conversas mantidas por meio de mensagens entre Cunha e o ex-presidente da OAS. Na ocasião, foram divulgadas mensagens trocadas entre o presidente da Câmara dos Deputados e Léo Pinheiro indicavam a negociação de medidas provisórias no Congresso Nacional.

No relatório, a PF aponta que Cunha e Pinheiro tiveram, entre 2012 e 2014, 94 encontros, ligações ou algum outro tipo de contato. Ao longo dos dois anos, ocorreram, segundo os investigadores, 35 pedidos, solicitações, cobranças ou agradecimentos por parte do deputado e do empreiteiro. No período em que ocorreram as trocas de mensagens, Cunha ainda não era presidente da Câmara. Ele assumiu o comando da casa legislativa em fevereiro de 2015. Na ocasião, ele ocupava o posto de líder do PMDB. À época, Léo Pinheiro ainda não havia sido preso pela Lava-Jato.

O ex-dirigente da OAS já foi condenado pela Justiça Federal, em primeira instância, a 16 anos e quatro meses de prisão acusado de cometer os crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Atualmente, ele está recorrendo da condenação em liberdade.

Michel Temer.

Em um dos diálogos interceptados pela PF, de 29 de agosto de 2014, Cunha reclama com o empreiteiro sobre o fato de ele ter depositado “5 paus” diretamente para o Michel, referindo-se supostamente ao vice-presidente da República, Michel Temer.

Na conversa, o presidente da Câmara também menciona o nome do ex-ministro da Aviação Civil Moreira Franco – um dos aliados mais próximos do vice-presidente – e dos ex-deputados do PMDB Henrique Eduardo Alves (atual ministro do Turismo) e Geddel Vieira Lima. “E vc ter feito 5 paus para MICHEL direto de uma vez antes. Todos souberam e dá barulho sem resolver os amigos”, escreveu Cunha.

“Até porque Moreira tem mais rapidez depois de prejudicar vcs do que os amigos que brigaram com ele por vc, entende a lógica da turma? Aí inclui Henrique, Geddel, etc”, complementou. Na resposta, Léo Pinheiro fez um alerta: “Cuidado com sua análise. Lhe mostro pessoalmente a qte de amigos!!!!!!”, enfatizou.

Por fim, o deputado do PMDB disse que outros colegas de partido estavam “chateados” com o depósito que havia sido feito para Temer. “Eles tão chateados porque Moreira conseguiu de vc para Michel 5 paus e vc já depositou inteiro e eles que brigaram com Moreira vc adia e isso”, queixou-se o presidente da Câmara. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Suécia obriga pais a tirar pelo menos três meses de licença-paternidade
Um em cada dez casos de assassinato no mundo ocorre no Brasil
https://www.osul.com.br/em-troca-de-mensagens-presidente-da-camara-dos-deputados-indaga-se-empreiteiro-esqueceu-dele/ Em troca de mensagens, presidente da Câmara dos Deputados indaga se empreiteiro esqueceu dele 2016-01-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar