Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em vídeo, rainha Elizabeth II chama autoridades chinesas de “grosseiras”

Compartilhe esta notícia:

Rainha Elizabeth II conversa com a policial Lucy D'Orsi no Palácio de Buckingham. (foto: reprodução)

A rainha Elizabeth II pode ser ouvida em um vídeo chamando autoridades chinesas de “muito grosseiras” durante uma conversa em um evento no Palácio de Buckingham.

O vídeo mostra a rainha, vestida de cor-de-rosa e carregando um guarda-chuva, sendo apresentada a Lucy D’Orsi, integrante da polícia.

Quem as apresenta diz que a comandante trabalhou na segurança da visita de uma comitiva oficial dos chineses.

A rainha reage: “Ah, que má sorte”.

D’Orsi diz, em seguida, que a visita foi uma “provação”. Elizabeth II comenta que “eles foram muito grosseiros com a embaixadora”.

A conversa foi gravada, de perto, pela equipe oficial do palácio nesta terça-feira (10) e distribuída para redes de TV (a BBC transmitiu).

Não fica claro, no vídeo, se elas falam sobre a visita de Xi Jinping ao Reino Unido (em outubro de 2015) ou de uma visita preparatória de autoridades antes da visita principal.

No final da conversa, a policial conta à rainha que houve um momento em que os chineses deixaram uma reunião com a embaixadora britânica na China, Barbara Woodward, dizendo que a viagem estava encerrada.

“Foi muito grosseiro e não diplomático”, disse a policial.

Assista ao vídeo, com legendas em inglês:

Esse tipo de manifestação da parte da rainha não é comum, já que a monarca raramente se pronuncia publicamente sobre questões políticas, e a imprensa que a acompanha é solicitada a não registrar conversas privadas de Elizabeth.

Tanto a polícia quanto o palácio se recusaram a comentar o vídeo, dizendo apenas que a visita da comitiva de Xi Jinping foi “extremamente bem-sucedida”.

Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China também não quis comentar especificamente as falas da rainha. Lu Kang seguiu a linha do palácio britânico, dizendo que a visita foi “muito bem-sucedida”.

Apesar disso, notícias sobre as críticas da rainha foram censuradas na internet chinesa, e o sinal da BBC foi cortado quando noticiou sobre o caso.

A divulgação do vídeo ocorreu horas depois de outro constrangimento para os britânicos. Nesta terça (10), o primeiro-ministro David Cameron foi pego ao microfone chamando a Nigéria e o Afeganistão de “incrivelmente corruptos”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Juiz é acusado de diminuir o tempo de prisão de homens jovens em troca de favores sexuais
As mulheres grávidas ou as mães de criança com deficiência poderão trocar a prisão preventiva pela prisão domiciliar, segundo um projeto aprovado por uma comissão do Senado
https://www.osul.com.br/em-video-rainha-elizabeth-ii-chama-autoridades-chinesas-de-grosseiras/ Em vídeo, rainha Elizabeth II chama autoridades chinesas de “grosseiras” 2016-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar