Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Embarcação com mais de 120 pessoas a bordo naufraga na Bahia

Compartilhe esta notícia:

Diversas vítimas foram resgatadas por embarcações particulares. (Foto: Reprodução)

Uma embarcação que transportava 129 pessoas naufragou, na manhã desta quinta-feira (24), na Baía de Todos os Santos. Pelo menos 22 pessoas morreram. Segundo a Astramab (Associação de Transportadores Marítimos da Bahia), a embarcação Cavalo Marinho 1, que fazia a travessia entre Mar Grande e Salvador, tinha capacidade para 162 pessoas.

O acidente ocorreu a cerca de 200 metros de um terminal marítimo, por volta das 6h30min. A Marinha diz que várias vítimas foram resgatadas por embarcações particulares. As causas da tragédia serão investigadas. Nesse horário, o público mais comum na travessia é de trabalhadores e de estudantes que passam o dia na capital baiana. A Marinha, a Capitania dos Portos e os bombeiros atuam no resgate das vítimas.

Um dos sobreviventes do acidente disse que a embarcação virou após uma onda. “Estava chovendo, começou a molhar. Veio uma onda e virou. Tinha muita gente”, disse Edvaldo Santos de Almeida. Ele relatou que o socorro demorou a chegar.

Durante esta semana, a travessia Salvador-Mar Grande realizou paradas por conta do período de maré baixa prolongado, já que o terminal de Vera Cruz, que é utilizado pela travessia, fica inoperante. Na quarta-feira (23), por conta dos fortes ventos e mar agitado, a Astramab chegou a suspender a operação das escunas de turismo, o que já tinha ocorrido na terça-feira (22).

Por meio de nota, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou três dias de luto oficial, contados a partir de hoje, por conta da tragédia. “Manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente.”

Pará

A Defesa Civil do Pará informou que mais nove corpos foram resgatados do naufrágio de um barco ocorrido no rio Xingu, no Pará, na noite de terça-feira (22). Com isso, chega a 19 o número de mortos no acidente.

Segundo o governo, o dono da embarcação disse que havia 48 pessoas a bordo. O navio Capitão Ribeiro saiu do município de Santarém, no Oeste do Estado, às 18h de segunda-feira (21), segundo informação da Segup. A embarcação tinha escala nos municípios de Monte Alegre e Prainha. O destino final era Vitória do Xingu.

O barco afundou por volta de 22h de terça, em uma área denominada Ponte Grande do Xingu, entre Porto de Moz e Senador José Porfírio. Chovia quando o acidente aconteceu. Muitos sobreviventes disseram que a embarcação foi atingida por uma tromba d’água, fenômeno similar a um tornado.

A identificação dos mortos está sendo feita no ginásio municipal Chico Cruz. Uma equipe de oito profissionais, entre peritos, médico e auxiliares do Centro de Perícias Científicas de Belém e de Altamira atua no trabalho. Com o apoio da prefeitura de Porto de Moz, foi montado um atendimento padrão para “desastres em massa”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Concentração de brasileiros em cidade japonesa vira atração turística
Aranha “brasileira” causa pânico no norte da Inglaterra
https://www.osul.com.br/embarcacao-com-mais-de-120-pessoas-bordo-naufraga-na-bahia/ Embarcação com mais de 120 pessoas a bordo naufraga na Bahia 2017-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar