Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Embora o Supremo vá julgar, o Senado também decidirá sobre foro privilegiado, disse o presidente do senado

Compartilhe esta notícia:

"Nossa matéria independe do que vai acontecer no Supremo", disse o senador. (Foto: Agência Senado)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou nessa terça-feira, após se reunir com os líderes partidários, que a Casa discutirá o fim do foro privilegiado independentemente de o STF (Supremo Tribunal Federal) também analisar o assunto.

Atualmente, está em análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado um projeto que acaba com foro nos casos em que as autoridades cometerem crimes comuns, como roubo e corrupção. A proposta chegou a ser incluída na pauta de votações do plenário, mas retornou à CCJ após parlamentares sugerirem mudanças ao texto.

Além disso, o STF deverá analisar em maio uma ação que impõe limites ao foro privilegiado. A proposta restringe o foro àqueles casos em que o fato investigado ocorreu em razão do cargo ou do mandato, não a atos anteriores daquela autoridade.

“Nossa matéria independe do que vai acontecer no Supremo. Estou na quarta sessão para o primeiro turno do foro privilegiado. Nós vamos dar sequência aqui independente da posição que possa ser pautada no outro poder”, afirmou Eunício.

O foro privilegiado consiste em algumas autoridades, como ministros, deputados federais e senadores, poderem ser julgadas somente pelo Supremo (no caso de governadores, os processos tramitam no Superior Tribunal de Justiça), e não na primeira instância da Justiça.

Questionado sobre se considera a análise no STF uma espécie de “invasão de competência”, Eunício Oliveira limitou-se a dizer: “Esse poder é um poder, outro poder é outro poder.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

‘Baderneiros’ não podem paralisar Congresso, diz líder sobre invasão
Relatório sobre abuso de autoridade abre brecha para réu processar juiz, diz procurador
https://www.osul.com.br/embora-supremo-va-julgar-o-senado-tambem-decidira-sobre-foro-privilegiado-disse-o-presidente-senado/ Embora o Supremo vá julgar, o Senado também decidirá sobre foro privilegiado, disse o presidente do senado 2017-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar