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| Emissoras de rádio devem entender comportamento do público para atuar nas redes sociais

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Professora Chirlei Kohls. Crédito: divulgação

Essa é uma das avaliações da disciplina de Mídia Social no setor de radiodifusão, do curso inédito de pós-graduação em Radiofusão, parceria da FENAERT com a Uninter

Não basta estar presente nas redes sociais. É preciso entender o comportamento do internauta, definir os públicos-alvo e trabalhar de forma integrada com a programação da emissora. Essa é uma das principais mensagens da disciplina de Mídia Social no setor de radiodifusão, do curso inédito de pós-graduação em Gestão de Radiofusão, parceria da FENAERT, Aerp, Abert e Uninter.

“As redes sociais se atualizam muito rápido e às vezes as empresas acabam aderindo por simples modismo, sem uma avaliação de fato, e isso pode se tornar mais negativo do que não estar em determinada mídia social. É importante saber o que se quer atingir”, pondera a professora Chirlei Kohls.

Segundo Chirlei, para cada plataforma é preciso um conteúdo específico para se conseguir uma comunicação mais efetiva. “São novas potencialidades que valorizam o meio rádio”, avalia.

Outro ponto fundamental para quem está presente nas redes sociais é saber que, apesar do público definido, existem opiniões diversas que, porventura, podem acabar gerando crises. Para minimizar esses impactos, é preciso acompanhar, planejar, monitorar e gerenciar muito bem cada plataforma. “Uma das recomendações, por exemplo, é nunca apagar os comentários negativos, mas responder de maneira criativa e atenciosa. É preciso criar empatia”.

A integração entre as equipes de mídia social e de jornalismo é mais um aspecto importante a observar. “É muito fácil se perder nesta comunicação e o público percebe esse desalinhamento”.

Para Chirlei, a presença nas redes sociais é um caminho sem volta à medida que as emissoras precisam acompanhar seu público. “E ele está lá. Procura conteúdos de rádios também nessas plataformas”. E cita um dos principais autores da área, Wilson da Costa Bueno, para definir esse trabalho: “Uma competência do século XXI é saber falar e saber ouvir”, diz ele. É com essa premissa que Chirlei define essa atuação. “É preciso produzir um conteúdo adequado com a audiência, ouvir e construir um relacionamento mais sólido com esse público”, resume.

As inscrições para a primeira turma de 2017 estão abertas através do site www.uninter.com/radiosparceiras.

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